GamesNotícias

GPUs da EVGA estão tentando alcançar 200 mil RPM em New World e por isso estão pifando

O problema envolvendo as placas de vídeo RTX 3090 da EVGA e o jogo New World da Amazon pode não estar limitado a apenas este modelo de placa desta fabricante, ou até mesmo somente ao game. Após investigar a situação com cautela, o site alemão Igor’s Lab descobriu que as ventoinhas nas placas afetadas estão tentando alcançar velocidades estupidamente altas e que o culpado por isso é provavelmente o monitoramento de hardware.

Igor’s Lab capturou uma foto disso ocorrendo com uma GeForce RTX 3080 FTW3 Ultra, onde a velocidade das ventoinhas saltou de 2.400 RPM (Rotações por Minuto) para mais de 200 mil RPM. Embora seja impossível alcançar tamanha velocidade, as ventoinhas tentam e isso acaba danificando as placas. Vale ressaltar que customizar as rotações manualmente aparentemente não causa nenhum efeito nisso também.

A única forma de resolver a situação é limitar o poder da placa para algo na casa dos 50-60%. Dessa forma, a placa não se estressa, o problema não ocorre e ela não queima.

Outra descoberta é que a situação não ocorre apenas no menu de New World, como antes se pensava, onde você consegue alcançar mais de 1000 fps. O problema pode acontecer também quando você estiver jogando. O usuário pode não notar enquanto joga, mas basta salvar um registro da velocidade das ventoinhas e verá que o erro ocorre.

Para deixar a situação ainda mais complicada, New World não é o único jogo afetado. Anno 1800 também exibe velocidades ridículas nas ventoinhas às vezes (mais de 100 mil RPM), ao abrir o menu ou acessar dicas. Felizmente não há relatos de placas que queimaram rodando Anno 1800.

A melhor solução para isso é que a EVGA disponibilize uma atualização de firmware para as placas afetadas, algo que Igor’s Lab acredita ser possível. Felizmente a fabricante disse que irá substituir as placas queimadas.

Via PC Gamer

Artigos relacionados