GamesNotícias

Grupo alega ter conseguido crackear o firmware do PS5

O destravamento e com isso o início da pirataria no PS5 deu um passo substancial no último fim de semana, com o grupo fail0verflow alegando ter conseguido crackear o firmware do PS5 e com isso obtido as root keys do plataforma, com endereços individuais para cada console.

Caso não conheça este grupo, ele ficou famoso por ter crackeado as medidas de segurança do PS3 em 2010.

Conforme explicado pelo site VGC, encontrar as root keys é um dos primeiros passos para destravar um console, mas a descoberta do fail0verflow não significa necessariamente que o PS5 ainda foi totalmente comprometido.

As root keys simétricas permitem que os crackers descriptografem os arquivos, significando que eles podem tentar realizar a engenharia reversa que aí sim pode servir para rodar jogos piratas no console.

O grupo também alegou que pode não ser muito fácil para a Sony reverter isso com uma atualização de sistema.

Em outra informação que tem relação com isso, o famoso cracker Andy Nguyen postou no Twitter uma imagem sugerindo que ele conseguiu ativar as configurações de debug do PS5. Entretanto, ele disse que “não há planos para divulgação” de detalhes sobre como fez isso e nem quando disponibilizará isso para o público.

Artigos relacionados