GamesNotícias

GTA 3 quase foi exclusivo do Xbox, mas a Microsoft rejeitou a oferta da Rockstar

O novo documentário disponibilizado esta semana e que conta a história do Xbox mostra um fato interessante no capítulo três. De acordo com o que é dito e mostrado, a Rockstar havia oferecido GTA 3 para a Microsoft usar como um jogo exclusivo no seu primeiro console. A criadora do Windows estava em busca de estúdios third party para aumentar a line-up do Xbox e a Rockstar queria um local para expor seu novo jogo. Parecia uma união perfeita.

No entanto, na época os executivos da Microsoft rejeitaram a ideia pois não acreditavam que a Rockstar, que naquele período era uma empresa pequena, conseguiria fazer a migração do 2D para 3D e não acharam que os jogos anteriores haviam feito muito sucesso. Uma decisão desastrosa, pois GTA 3 foi o título mais vendido nos EUA em 2001, impulsionou drasticamente as vendas do PS2 e levou dois anos até eventualmente chegar ao Xbox.

A Microsoft corrigiu esse erro com GTA 4, onde na E3 2006 o então chefe da marca Xbox, Peter Moore, apareceu usando uma tatuagem com o logotipo do jogo, confirmando que ele estaria disponível no lançamento para Xbox 360 e que as suas duas expansões teriam exclusividade temporária no console.

É de se pensar no entanto como tudo teria sido diferente se a Microsoft tivesse dito “sim” há 20 anos. Teríamos GTA 3 apenas no Xbox e talvez até mesmo a Rockstar sendo comprada pela empresa co-fundada por Bill Gates.

Para saber mais sobre o documentário oficial do Xbox, acesse este link.

Artigos relacionados