Share Button

por Márcio Alexsandro Pacheco

Half-Life

No dia 19 de novembro de 1998 era lançado um dos mais influentes jogos de todos os tempos: “Half-Life“. O FPS, desenvolvido pela Valve Software, ganhou vários prêmios quando foi lançado, incluindo o de “Melhor Jogo do Ano“, isso porque ele foi revolucionário na história do gênero jogos de tiro em primeira pessoa.

Doom” e “Quake” foram lançados antes e eram excelentes representantes do gênero FPS, mas foi “Half-Life” que marcou toda uma geração com sua ação intensa e frenética, além de contar com uma narrativa interessante e personagens carismáticos, como o protagonista Gordon Freeman, um cientista nerd que acaba no meio de uma guerra intergaláctica, enfrentando alienígenas mortíferos e bizarros. HL também apareceu juntamente com a explosão das lan-houses no Brasil, fazendo grande sucesso junto com a sua versão modificada, o cultuado “Counter-Strike“.

Half-Life

Desde então o título já ganhou diversas versões e modificações, além de gerar filhotes como “Team Fortess” e “Day of Defeat” e foi o primeiro game e o principal responsável pela popularidade da Valve, até então uma minúscula produtora formada por ex-funcionários da Microsoft. O sucesso do game garantiu uma sequência direta, “Half-Life 2“, lançada em 2004, e que também fez um sucesso monstruoso.

Atualmente fãs aguardam ansiosos pelo retorno de Gordon Freeman para continuar chutando traseiros extraterrestres e salvar o mundo, em um já mítico “Half-Life 3“, com vários boatos na internet sobre a sua possível produção, mas ainda não confirmado pela Valve – em 2014 tem que rolar!

Mas caso HL3 nunca venha a ver a luz do dia, nós sempre teremos como legado da Valve o primeiro game, que há 15 anos (putz, parece que foi ontem, #estouficandovelho) serviu de base para milhões de FPS lançados depois, inclusive até hoje em dia – e considerado por muitos como o melhor FPS já feito. Também catapultou a Valve para o estrelato e deu origem a maravilhosa Steam, adorada por milhões de jogadores no mundo inteiro. Por isso, parabéns “Half-Life“, por toda a alegria e legado que nos proporcionou!

assista ao trailer de lançamento