Curiosidades

História dos Games | Os jogos olímpicos oficiais nasceram com a Konami em 1984

Track & Field teve uma forte influência sobre como os jogos são feitos até hoje

A história dos jogos olímpicos nos videogames é quase tão antiga quanto os próprios videogames, sendo que o primeiro game veio para o computador TRS-80, no ano de 1980, e se chama Olympic Decathlon, desenvolvido por Timowhy W.Smith, da Microsoft. Sendo bastante simplório, ele também não é considerado um “jogo oficial” por não ter a licença dos organizadores das olimpíadas.

Em 1983 veio o Activision Decathlon para o Atari 2600, também não licenciado, e no mesmo ano, a Konami lançou o game Hyper Olympic para Arcades, originalmente de modo “clandestino” assim como a Olympic Decathlon, mas eventualmente eles conseguiram a licença para legalizar o jogo e, a partir de 1984, o jogo mudou de nome e passou a se tornar Track & field, se tornando não só o primeiro jogo de olimpíadas, como tendo forte influência nos mais diversos jogos posteriores.

Em Track & Field, os jogadores participam de uma série de eventos, geralmente envolvendo apertar dois botões o mais rápido o possível para correr mais rápido. Devido aos danos causados pelos jogadores que apertavam muito “afoitamente” os botões, eventualmente a Konami substitui por uma bola giratória e um botão de ação. Neste game, há corrida de 100 metros, salto em comprimento, lançamento de dardo, 110 metros com barreiras, lançamento de martelo, salto em altura.

Outra curiosidade é que este foi um dos primeiro games da história a usar a técnica side-scrolling como conhecemos hoje, um ano antes do jogo de plataforma Pac-Land, que segundo o desenvolvedor Yoshihiro Kishimoto, usou essa técnica graças ao Track and Field, e dois anos antes do primeiro Super Mario Bros.

Rendendo grande sucesso comercial, foi o game mais bem sucedido dos Arcades de 1984, foi responsável por popularizar os jogos de esporte, e rendeu uma série de sequências e relançamentos ao longo dos anos para os mais diversos consoles. Em 1988, lançaram uma sequência se inspirando nos jogos de Seoul, na Coreia do Sul e, desde então, sempre no ano de uma olimpíada há sempre algum game correspondente.

Já na década de 1990, a SEGA conseguiu a licença dos jogos olímpicos de Barcelona, na Espanha, e lançou em 1992 o jogo Olympic Gold para o Game Gear, Master System e Mega Drive. Este “bebe” muito da fonte do Track & Field, mas com gráficos melhores e alguns eventos inéditos.

Atualmente, a série Mario & Sonic, que teve o primeiro jogo homenageando os jogos de Beijing em 2008, é a mais conhecida dos jogos olímpicos, colocando ambos os mascotes e seus amigos se enfrentando em disputas. Curiosamente, no último Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020, há um modo chamado “Classic Events” que homenageia justamente o Track & Field.

Artigos relacionados