Share Button

Um dos jogos mais aguardados de 2017, “Horizon Zero Dawn” – confira nossa análise conta a história da heroína Aloy em uma Terra pós-apocalíptica dominada por robôs-dinossauros. Como todo bom jogo de mundo aberto, HZD possui um universo imenso cheio de segredos, mistérios, mecânicas e atividades, o que pode assustar alguns jogadores que estão iniciando a aventura – eu mesmo fiquei meio perdido com tanta informação e menus.

Para dar uma ajuda para quem está começando, criamos uma lista de dicas essenciais para aproveitar melhor tudo o que o jogo tem a oferecer. Boralá!

Colete tudo

A principal dica de todas, colete tudo que aparecer pelo caminho, seja plantas, galhos, peças de robôs, cacos (a moeda do jogo) e animais como javalis, perus, gansos, coelhos, raposas e guaxinins (não tenha pena dos bichinhos, todos possuem ingredientes importantes e os mais valiosos da cor verde e azul demoram a aparecer). É possível usar montarias para andar mais rápido, mas aconselho a andar a pé mesmo e ir coletando os recursos pelo caminho, ao menos nas primeiras horas do jogo. Esse material coletado vai permitir fabricar munições, poções, armadilhas, etc.

Aumente o espaço do inventário

Invista tempo para coletar recursos e aumentar ao máximo os espaços do inventário, aljavas e bolsas diversas para não se preocupar com problemas de falta de espaço no futuro, com o monte de tralhas que serão recolhidas ao longo do percurso.

Complete a primeira linha horizontal de habilidades

Aloy recebe pontos de habilidades que podem ser usados em três tipos de árvore: Gatuna, Valente e Saqueadora. A primeira linha custará apenas 9 pontos de habilidade, sendo que as habilidades mais importantes são o Ataque Silencioso e o Assobio (para atrair o inimigo), que facilitam, e muito, os ataques no modo furtivo. Mas lembre-se que inimigos muito grandes não serão eliminados com apenas um golpe silencioso, como a maioria dos rivais de porte médio. A furtividade é o melhor caminho para se dar bem no jogo!

Use o Foco para estudar os inimigos

O aparelho usado por Aloy é uma espécie de radar que coleta dados e escaneia o ambiente, uma ferramenta essencial principalmente para estudar as fraquezas dos inimigos. Cada um dos dinobôs possui um ponto fraco em partes distintas do corpo. Partes laranjas são vulneráveis ao fogo, azul aos equipamentos de choque, e assim por diante. O Foco também pode ser utilizado para marcar os inimigos (e seus rastros) e animais selvagens, o que ajuda bastante na visualização/localização dos mesmos, especialmente dentro de florestas densas.

Melhore os equipamentos

Se você sentir que os bichos estão muito fortes (de acordo com os seus níveis), está na hora de melhorar seus equipamentos e trajes ou até mesmo comprar outros. Ambos são classificados conforme sua raridade através do uso de cores (sendo verde o básico e roxo o mais raro e melhor) e fazem diferença na hora de melhorar seus atributos para ter mais força ou resistência a certos elementos. Modificações também podem ser feitas para melhorar os atributos de armas/trajes e deixar Aloy mais preparada para os perigos que vai enfrentar.

Cumpra todas as atividades

Para garantir que Aloy suba de nível e ganhe os essenciais pontos de habilidade mais rapidamente, é importante participar de todas as missões secundárias que aparecem no extenso mapa do jogo. Além de XP, ao cumprir as missões o jogador também pode receber valiosas recompensas e evoluir com mais facilidade.

Fale com todos os comerciantes

Ao contrário de outros jogos mercenários do gênero, o sistema de comércio de HZD é bem mais amistoso. Ao conversar pela primeira vez com um comerciante, eles oferecem uma caixa de suprimentos surpresa, totalmente de graça. Óbvio que não tem itens muito valiosos, mas com certeza ajudam a aumentar o seu estoque de forma bem prática. Além disso, alguns vendedores vendem mapas especiais que complementam o seu mapa geral, mostrando onde coletar recursos valiosos para melhorar seus equipamentos.

Desligue a interface de usuário

Essa é apenas uma sugestão, para aproveitar melhor os belos visuais que o jogo oferece (principalmente se você estiver jogando em 4K no PS4 Pro). A configuração padrão é a interface estar ligada o tempo todo, o que ocupa boa parte do espaço da tela com informações do jogo. Felizmente é possível acessar a configuração e mudar para o modo dinâmico, que só aparece quando você desliza o dedo no touchpad, permitindo assim apreciar melhor o visual glorioso do jogo!