Share Button

O universo das HQs é conhecido por apresentar personagens femininas de forma hiper sexualizada, o que as vezes pode render muitas críticas, o que acabou acontecendo com o desenhista Frank Cho, que foi contratado pela DC Comics para desenhar 24 capas variantes da revista da Mulher-Maravilha.

O artista coreano-americano chegou a fazer seis capas, mas de acordo com ele (via Bleeding Cool), o roteirista Greg Rucka teria criticado uma de suas criações de “vulgar”, afirmando que o desenho “mostrava pele demais” da personagem.

Todo o problema é por causa de Greg Rucka. TODOS amam minhas capas da Mulher Maravilha e querem que eu permaneça [desenhando]. Greg Rucka é o ÚNICO que tem problemas com as capas. Ele está tentando censurar o meu trabalho desde o primeiro dia“, disse o artista para o site.

Eu tentei levar tudo numa boa, não causar encrenca e dar meu melhor nas capas, mas a agenda política esquisita de Greg contra mim e minha arte tornou o trabalho impossível. Mulher-Maravilha foi a única razão para eu ter vindo trabalhar na DC Comics”, contou ainda.

Cho argumentou que a quantidade de pele que a heroína mostra na capa em questão é a mesma presente no interior da revista, e além disso, por se tratar de uma capa variante e não a oficial, Rucka não deveria ter controle sobre ela.

Eu só queria fazer minhas capas variantes em paz, mas Greg Rucka está decidido a controlar tudo hostilmente, causando discordâncias desnecessárias“, finalizou.

Abaixo você confere a “capa problemática” original (em preto e branco) e a colorida que foi cortada por Rucka (pessoalmente, não vi nada demais).

JbiYzXqC_1407160033271gpadd

STL010864-600x912

Esta não foi a primeira vez que Frank Cho foi criticado pela maneira com a qual retrata personagens femininas erotizadas demais, já passando por polêmicas com um desenho/paródia da Spider-Gwen em 2015 (abaixo, essa realmente está bem apelativa por causa do Aranha lá trás e não agradou em nada os criadores da personagem, mas o desenho de Cho não está relacionado com a Marvel e foi algo que ele fez por conta própria), uma “homenagem” para a também polêmica capa variante da Mulher-Aranha feita por Milo Manara (em uma pose que já foi feita para a versão masculina várias vezes, mas enfim…) para a Marvel e que causou polêmica em 2014.

spider-gwen-669x1024

Confira abaixo mais duas capas feitas por Cho para Mulher-Maravilha (essas não sofreram cortes):

STL007717-600x9101

STL010835-600x923

E você amigo leitor (a), acha que os desenhos acima são muito ofensivos/eróticos? Deixe sua opinião aí para a gente!