Share Button

Uma das principais novidades do primeiro update massivo de “Guild Wars 2” são as mudanças de mecânica do dragão Shatterer. Um dos principais chefes de mundo do MMO, ele veio com mais desafios e mudanças em algumas mecânicas. Na verdade quem não fazia muito os eventos globais terá uma luta praticamente inédita contra ele, e apesar dela estar com mais desafio, o combate é acessível e não tão excruciante quando era com o início do Tequatl ou as 3 Wurms que foram adicionadas anteriormente na época da Season 1.

Basicamente, o que a Arenanet fez foi adicionar uma das novas tecnologias que foram implementadas na expansão “Heart of Thorns“, como a barra de “Defiance”. Durante a luta, aparecerão diversos cristais enormes espalhados pela área, e se os jogadores não destruírem os cristais rapidamente, o chefe irá se curar, e os cristais aparecem com a barra habilitada, prevendo o dano inicial deles.

O cristal fica invulnerável enquanto a barra estiver ativa, e apenas depois de esvair a barra que ele sofrerá dano e poderá ser destruído (similar a um escudo extra de dano). Se os cristais ficarem muito tempo na área, o chefe começa a restaurar a sua vida, e aí os esforços para conseguirem terminar o combate antes do tempo acabar pode ir pelo ralo.

Reparei que o chefe tem mecânicas que um jogador mais casual não poderá mais fazer em combates de larga escala com grupos maiores de jogadores. A questão do jogador simplesmente “esperar” a ressurreição acontecer caso ele morra, quando mais jogadores decidem ser altruístas e tentam ressuscitar ele na batalha, é um problema que pode afetar diretamente com as mecânicas e faltar dano no final da luta. Se um jogador está próximo do chefe e acabar morrendo, o mais recomendado será voltar ao waypoint sem esperar, pois se outro jogador tentar ressuscitar ele, ele pode acabar morrendo também por conta dos ataques em área. O dano é tão poderoso que você praticamente morre automaticamente, sem passar pelo momento onde você está “semi-morto” e consegue levantar rapidamente (acontecendo um “Rally”).

Guild Wars 2 - Confronto contra o Shatterer

Com o chefe se curando com os cristais aparecendo durante o confronto, parte da vida dele acabará sendo regenerada durante o combate, e aí deverá ter um pouco de coordenação para conseguir triunfar. Parar de atacar ele e focar nos cristais, a galera que fica de suporte nos mecanismos extras, como os morteiros, os jogadores que estão com especializações de suporte e até mesmo quem estará com o Glider, já que também é usado durante a luta.

Também é interessante ver que eles criaram diversos incentivos extras nas conquistas, e completar todas elas renderá um equipamento exótico, com design exclusivo. Só acho que poderiam colocar um equipamento Ascended, com algumas tarefas extras, pois muitos jogadores tem equipamento similar ao tipo que eles estarão fornecendo.

Guild Wars 2 - Confronto contra o Shatterer 02

Só que também ter um equipamento extra, com outros stats diferentes, para fazer testes com builds, é sempre interessante para o jogdor, e não é tão difícil de completar todas as conquistas. Só levará um pouco de tempo para os jogadores, e por não ter começado o início da Season 3, de termos apenas um evento anual no momento, e do chefe aparecer a cada 3 horas na área, é fácil do jogador separar um tempinho pra tentar a luta regularmente!

E ter alguma sorte, já que não é garantias de vitórias em todas as vezes, mas pelo menos a tentativa renderá um loot diário, ou ganhar uma conquista no meio do processo!