Especiais

iPhone – rodada de reviews #1

Todo mês, a App Store recebe dezenas de novos lançamentos. É quase impossível acompanhar toda essa leva, sem deixar de lado várias pérolas (ou bombas). Esta série de artigos vai te ajudar com isso – conhecer jogos que passaram desapercebidos ou outros que não precisam de uma análise muito extensa.

E lá vamos nós!

Castlevania Puzzle: Encore of the Night
Gênero: Puzzle
Desenvolvedora: Konami

Um puzzle baseado no universo do supremo Symphony of the Night. Daria certo uma experiência dessas?

A exploração funciona como Puzzle Quest, bastando clicar nos pontos do cenário que deseja ir. O interessante é que o mapa é idêntico ao jogo original, assim como seus cenários e eventos. Claro que as semelhanças param por aí.

Quando Alucard encontra um inimigo, a tela de combate, na forma de puzzle, é apresentada. Seu objetivo é estourar pelo menos três pedras da mesma cor para atacar o inimigo e também enviar armadilhas na forma de pedras que só se tornam úteis ao ficaram próximas a outras que foram destruídas. Basta tocar na tela para girá-las ou fazê-las cair rapidamente. Cada vez que a ampulheta vira, um round é encerrado e os personagens sofrem danos de acordo com seus equipamentos e níveis.

Sim, a parte RPG não foi esquecida e seu personagem evolui da mesma maneira, ganhando pontos que podem ser distribuídos em atributos como força e inteligência, assim como armas e itens de proteção que devem ser equipados em partes diferentes do corpo.

O sistema, porém, não é exatamente perfeito, já que não é muito difícil realizar movimentos indesejados. Muitas vezes, tentei fazer a peça descer mas a mesma ficava mudando de posição. Isso vai irritá-lo bastante e pode comprometer muitas de suas batalhas.

Tanto visualmente quando na parte sonora, a Konami reutilizou todo o material de Symphony of the Night. Ambos os conteúdos estão idênticos, ou seja, nada de sprites refeitos ou músicas remasterizadas. Os layouts de menus e demais telas deixam um pouco à desejar e transmitem um ar de “produção barata”. Para dar um ar mais “atual”, você tem as opções de tocar músicas direto de sua lista iPod e conectar-se ao Facebook para mostrar seus feitos e participar de um placar mundial.

Dungeon Hunter
Gênero: Ação/RPG
Desenvolvedora: Gameloft
Compatível com Gameloft Live
Também disponível para iPad

Se você gosta de Diablo, então Dungeon Hunter é para você: eis o melhor clone do clássico da Blizzard que você pode encontrar na App Store.

São 3 classes diferentes: guerreiro, ladrão e mago. Você vai passar por diversas cidades e calabouços, podendo visitá-los a qualquer momento através do mapa. A jogabilidade é simples e possui 3 comandos básicos: ataque simples, ataque especial e magias, que podem ser trocadas em tempo real bastando mover o dedo sobre as já equipadas.

No menu de equipamentos, é possível evoluir os atributos do personagem – assim como as magias – , equipar centenas de itens e ainda escolher uma das fadas que serão encontradas na aventura. São elas que rendem poderes especiais diferentes.

Dungeon Hunter é bem longo e vai render dezenas de horas de jogo. Muito mais, aliás, se quiser explorar tudo o que as 3 classes podem oferecer. O único ponto fraco é que, independentemente da escolha, não há qualquer alteração na história ou missões exclusivas.

Infelizmente, não há modo multiplayer, o que será corrigido na sequência, a ser lançada neste ano.

Helsing’s Fire
Gênero: Puzzle
Desenvolvedora: Clickgamer

Você vive uma dupla de detetives que têm como objetivo combater o retorno de Dracula. Em cada fase, você controla uma chama que deve iluminar os inimigos, deixando-os vulneráveis. Aí, basta usar a poção de mesma cor do monstro para derrotá-lo. Claro que, à medida que se avança, o desafio vai aumentando e muito, adicionando novos tipos de monstros – de diferentes cores. Aí começa a diversão real: caso você acerte inimigos azuis com poções vermelhas, por exemplo, ele ficará mais forte. Portanto, deve-se usar as paredes para mudar a direção da claridade de modo a acertar inimigos semelhantes. Ao final de cada área, deve-se enfrentar um chefe, que repete conceitos já aprendidos e que não oferecem lá muito desafio.

Mas não é só a cor que muda: os inimigos passam a ter habilidades como se movimentar pelas fases ou  até atacá-lo. Caso você seja acertado, terá mais 2 chamas – perdendo todas, é necessário reiniciar a fase. Para evitar o dano, você terá que esquecer um pouco os puzzles e movimentar feito louco sua chama.

O visual é extremamente simples, mas bem simpático. Tudo é feito em pixels, com cenas de história com desenhos intercalando entre certo número de fases.

Let’s Golf
Gênero: Esporte
Desenvolvedora: Gameloft
Compatível com Gameloft Live
Também disponível para iPad

Golf pode não ser um esporte popular no Brasil, mas rende divertidos jogos e Let’s Golf é um deles. Bastante casual, foca mais na acessibilidade do que na simulação.

Basta escolher um dos 4 personagens e partir para campos de golf espalhados pelo mundo, cada um com visuais bem característicos. Quem não entende de golf não terá problemas – basta mirar na direção do buraco, tomando cuidado com o vento, e controlar a força da tacada.

Vencendo os campeonatos, você habilita equipamentos extras para seu personagem, como novas roupas e bolas especiais. Cada um dos torneios possui 3 dificuldades diferentes, o que resulta em itens desbloqueáveis cada vez melhores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!