Análises

Ivy the Kiwi?

– Um jogo charmoso e criativo do criador de Sonic –

Se você espera por um novo Sonic pelas mãos de um de seus criadores, pode esquecer. Yuji Naka, que ajudou a criar o famoso ouriço azul, em 1991, já disse em entrevistas que seu desejo é criar coisas novas, e que Sonic está melhor nas mãos da Sega.

Naka saiu da Sega em 2006 e montou o seu próprio estúdio, o Prope, e lançou alguns jogos peculiares para celulares e Nintendo DS. “Ivy the Kiwi?” é o seu terceiro título para o Wii.

Kiwi é uma pequena e estranha ave originária da Nova Zelândia (a fruta também vem de lá, recebendo esse nome por possuir uma coloração parecida com a da ave) semelhante à codorna. Com um bico longo, ela não voa, possui hábitos noturnos e vive em buracos no solo.

Sabendo disso, a missão do jogador é ajudar a ave, que acabou de sair de um ovo, a encontrar a mãe. O jogo pode ser definido como um quebra-cabeça que lembra o clássico “Lemmigs”. Você não controla Ivy, que anda pelo cenário sozinho, mas sim um cursor que controla três vinhas mágicas que servem para direcionar a simpática ave até a saída dos cenários.

As fases no início são bem simples, ficando mais complexas à medida em que se avança no jogo. Cada uma é construída com vários blocos na forma de um labirinto, com um fundo estático que possui animações simples, aliados à uma coloração muito suave e bordas foscas da tela que criam um efeito antiquado, bem charmoso. As músicas combinam com o estilo do jogo, com tons animados e alegres, dando ao pacote uma agradável sensação de harmonia.

O jogador deve usar o Wii Remote para controlar o cursor na tela, criando plataformas e caminhos com as vinhas para Ivy passar por cima e progredir. As vinhas, além de plataformas também servem como trampolim, rampas e caminhos. Pode-se ter até três vinhas na tela e, se estiverem muito esticadas, elas se partem. Como Ivy é totalmente indefesa, deve-se prestar atenção aos perigos dos cenários, em sua maioria paredes com espinhos. Além disso, há perigos, como outros animais que ficam pelo caminho, objetos que bloqueiam passagens ou caem em cima de Ivy.

Além dos obstáculos, o jogador luta contra o tempo e com o número limitado de vinhas que pode usar, porém pode-se encontrar mais delas durante as fases. Os cenários podem exigir do jogador construir caminhos tanto para as laterais da tela, como nas verticais.

São 50 cenários com alguns poucos tipos de desafios, como conseguir altas pontuações e ganhar medalhas – obtidas ao coletar todas as 10 penas espalhadas em cada nível.

É possível ainda jogar em modo cooperativo com um amigo, ou em até quatro jogadores, competindo em tela dividida, cada um orientando seu próprio Ivy. Cada um pode criar vinhas nas telas dos outros, para complicar o trajeto dos rivais, o que naturalmente acaba virando algo caótico e confuso, mas ainda assim divertido

* Texto originalmente publicado no UOL Jogos

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

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