Notícias

Jogadores de World of Warcraft admitem assassinato de jovem de 18 anos

Mais um caso polêmico envolvendo crime violento e videogames.

Dois jovens de 16 e 18 anos do Canadá admitiram o estupro e assassinato brutal de Kimberly Proctor, 18 anos, em julgamento ocorrido nesta quarta-feira. Eles estupraram a jovem, então a mataram e mutilaram o seu corpo, queimando-o em seguida embaixo de uma ponte.

Após o crime, ocorrido em março, o jovem de 16 anos contou para um amigo através do jogo online World of Warcraft, o que eles tinham feito. O crime, premeditado, envolveu códigos entre os dois para iniciarem o ataque, mapas de lugares onde deixariam o corpo e o tipo de combustível para queimar o corpo da jovem. O adolescente confessou o homicídio e até mandou links de jornais sobre o crime para seu colega de WoW. Sem mostrar nenhum remorso, ele acrescentou que cometer o brutal assassinato não o fez se sentir como ele pensava que seria. A jovem foi escolhida porque ela era, de acordo com um dos adolescentes, “um alvo fácil”.

Procurando por explicações, especialistas dizem que por serem jogadores de WoW, um game de fantasia violento jogado por mais de 12 milhões de pessoas, pode ter influenciado a atitude violenta dos jovens.

Bonnie Leadbeater, uma professora de psicologia da Universidade de Victoria, diz que algumas crianças têm dificuldade em saber o que é aceitável em um jogo, que não pode ser levado na vida real. “Você não sabe que tipo de agressividade que a criança vai pegar dos videogames e testá-los na realidade. Você simplesmente não pode prever essas ocorrências muito raras”, disse ela.

“Deve ter tido sinais precoces. Eu não conheço esses dois jovens, mas no geral, as crianças que vão matar outras crianças ou que agem de formas extremas, estão tendo problemas que datam de antes”.

Um dos jovens tem um pai condenado, enquanto o outro é um ávido jogador de games que vive com os seus pais.

As mensagens de WoW foram recolhidos pela polícia e pela promotoria para serem usadas como provas.

Agora, os assassinos adolescentes serão submetidos a exames psiquiátricos, e um juiz decidirá em março se eles devem ser condenados como adultos, o que pode acarretar prisão perpétua, ou como menores, pegando 10 anos de prisão.

Sem dúvida os malucos possuem graves problemas mentais ou sociais, que só estragam a imagem de jogadores pelo mundo… certamente WoW não é responsável pelo crime…

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!