Notícias

Jogadores “hardcore” estão fora de forma, segundo pesquisa

Os cientistas britânicos estudaram recentemente fisiologia e reflexos dos gamers “hardcore”, para determinar se o que eles fazem pode ser classificado como um esporte. Um jogador em seus vinte anos foi descrito como tendo os pulmões de um fumante de 60 anos de idade.

Uma universidade de Londres trabalhou em vários “cyber-atletas de elite” e considerou que, embora suas reações a estímulos visuais tenham se igualado à de pilotos de caça, seus níveis de aptidão física foram mais condizente com alguém muito mais velho ou mais novo. Um gamer descrito como tendo “um físico semelhante ao de um atleta”, tinha uma função pulmonar de um fumante de 60 anos de idade.

“Alguém desta idade deve ser muito mais apto fisicamente, mas talvez este é o risco ocupacional dos gamers profissionais que gastam em torno de 10 horas por dia na frente de uma tela”
, disse o médico Mickelwright, para um jornal de Londres.

Mas nem tudo é má notícia: os jogadores hardcore dividiram o seu tempo de reação, habilidade motora, unidade competitiva e estrutura emocional ao nível dos melhores atletas.

Mas não são atletas.

“Os jogos compartilham algumas características com os esportes pois ambos são competitivos, baseados em habilidade e regidos por regras estruturadas”, disse Mickelwright. “Mas a principal diferença que opõe o jogo de ser um esporte é a falta de esforço físico”.

Ou seja, quem joga videogame demais, está fora de forma (mas não necessariamente gordos)! Largue os controles e vá correr no parque, andar de bicicleta, caminhar…. e que não seja no Wii!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!