NotíciasYahoo

Jogadores se revoltam com “dessexualização” de personagens femininas em novo Mortal Kombat

Divulgação

A série Mortal Kombat sempre foi polêmica, especialmente pelo seu teor de violência, mas isso parece coisa do passado com o lançamento de Mortal Kombat 11, que trouxe outro tipo de controvérsia.

Alguns jogadores estão revoltados pelo mais recente título apresentar roupas menos reveladoras das personagens femininas do que os jogos anteriores.

Entre os motivos apontados para essa mudança, é que os desenvolvedores resolveram seguir razões políticas do “politicamente correto”, ao invés de simplesmente escolher a sua própria direção para a estética do jogo.

No portal Metacritic, por exemplo, a versão de PS4 possui uma nota 83 de 52 sites especializados, enquanto a nota feita por usuários é de apenas 27 – de um total de 982 críticas. Para o Xbox One as notas são 87/22.

A maioria das reclamações citam justamente “agendas políticas” e a “propaganda SJW”, sigla para Social Justice Warrior ou em português Guerreiro da Justiça Social, termo utilizado para se referir a pessoas, instituições ou mesmo ações que têm como base visões socialmente progressistas, como a defesa dos direitos humanos, feminismo, movimento LGBTQ, movimento negro, entre outros.

Não apenas as roupas, mas como os rostos das personagens femininas também foram alvos de muitas críticas, por estarem mais masculinizadas, em especial Sheeva e Jade. Confira abaixo alguns comentários no twitter:

Todo mundo está rindo das caras feias das mulheres em MK11. Mas se as decisões de design no MK11 significam algo, então espere por MK12 e batalhas de burca para as personagens femininas, para que você não precise se preocupar em ver suas caras feias“.

Você viu a Sheeva? Ela tem cara de homem. Eu estou com tanta raiva, eu nem sei como posso expressar o quão zangado estou no Twitter“, disse outro usuário, que ainda completou postando imagens de rostos das personagens:

Vão se ferrar os socialistas fingindo ser jornalistas de videogames no ocidente, vão se ferrar as feministas da terceira onda e vão se ferrar as pessoas que gostaram dos designs da NetherRealm para suas personagens femininas em MK11 também!!! Elas são a razão pela qual estamos recebendo personagens femininas horríveis como essas“.

É claro que nem todos os jogadores concordam com essa opinião, com várias pessoas apontando que existem rostos de lutadoras bonitas ou dizendo que Sheeva não é humana e nem uma personagem jogável, e que as críticas estão muito exageradas, como o usuário abaixo que escreveu “Um homem? Onde?”:

Outro internauta escreveu: “Elas parecem ótimas. Elas não usam mais biquínis, e eu entendo por que as pessoas gostam dessa estética (eu particularmente não tenho problemas com personagens que têm sex appeal), mas elas parecem muito mais detalhadas e duronas desse jeito“.

Uma outra polêmica é sobre o final do personagem Jax, com muitos jogadores considerando suas atitudes “racistas”. Atenção para spoilers a seguir!

Ao derrotar a vilã Kronika, o vencedor recebe seus poderes de alterar o tempo da forma como quiser. Quando Jax completa sua jornada, ele utiliza seus novos poderes para acabar com a escravidão, para que todos os negros possam “viver o sonho americano”.

Um usuário do Reddit comentou: “O cara volta no tempo e acaba com a escravidão para pessoas negras, mas no universo de Mortal Kombat, Shao Khan tem escravizado pessoas de todas as cores de pele há milhares de anos, mas Jax só se preocupa em libertar os negros?”.

O assunto também dividiu opiniões e gerou várias discussões na internet. Mas e você, leitor, o que acha disso tudo? Deixe sua opinão aí nos comentários!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!