Share Button

Divulgação

Extra Terrestrials, um jogo muito raro do Atari 2600 está atualmente à venda no site eBay por “apenas” US$ 90 mil, ou cerca de R$ 338 mil, na cotação do dia.

Ele está listado em uma condição “aceitável”, sem caixa ou manual, com o vendedor citando que “o jogo é usado, mas considerando a raridade e a idade, está realmente em boas condições na minha opinião. Tem sinais normais de uso. A etiqueta foi retirada profissionalmente para inspecionar a autenticidade da placa“.

Lançado em 1984, o game foi desenvolvido pelo estúdio canadense Skill Screen Games. Sem um distribuidor oficial, o game acabou vendendo apenas cerca de 100 unidades (vendidas de porta em porta) e logo caiu no esquecimento.

O título não deve ser confundido com o infame E.T. the Extra-Terrestrial, também lançado no Atari mas em 1982 – e considerado um dos piores jogos da história.

Extra Terrestrials certamente tentou pegar carona no sucesso do filme de Steven Spielberg, mas assim como o game oficial, foi um absoluto fracasso.

Dado o baixo lote em que foi fabricado, sua existência só veio a público em 2011, quando o Personal Computer Museum no Canadá recebeu uma cópia do game e conseguiu descobrir sua história.

Atualmente, apenas cinco cópias são conhecidas, três estão nesse museu e uma quarta com o programador original. A quinta é justamente essa que está à venda.

A equipe estava no desenvolvimento da finalização do jogo visando o mercado de Natal de 1983, no entanto, a produção foi atrasada devido a problemas técnicos e a equipe perdeu a oportunidade de fazer vendas para o Natal“, diz a descrição do vendedor no eBay, que tem um perfil 100% positivo dos seus 136 negócios realizados.

Depois de finalmente terminar o jogo em 1984, o mercado de videogames quebrou, e os consumidores não estavam interessados ​​em sistemas de jogos domésticos, já que tinham preços altos e não se assemelhavam à experiência arcade. Durante esse período, os videogames despencaram em preço e os grandes distribuidores estavam liquidando jogos às centenas apenas para se livrar do estoque. Com esse mau momento, a equipe viu que não havia sentido em continuar a produção e, consequentemente, interromperam imediatamente o desenvolvimento para evitar novas perdas financeiras“.

Confira o anúncio completo no site do eBay.