Curiosidades

Jornalismo gamer: sabe qual foi a primeira premiação da história?

A primeira revista a abordar o assunto surgiu nos anos de 1970

O jornalismo de videogame está presente na vida dos gamers há muitos anos. Provável que você, se estiver por volta dos 30 anos, comprou uma revista SuperGame Power ou uma Nintendo World na banca de jornal, não é mesmo? Ao longo do tempo, com o avanço da internet, a revista impressa perdeu um pouco de seu espaço, apesar de ainda manter uma onda de seguidores fieis até hoje. No entanto, você já se perguntou como “nasceu” o jornalismo gamer?

A primeira publicação que colocou alguma matéria relacionada a videogame foi a “Coin Industry Play Meter“, que surgiu em dezembro de 1974 e tinha como foco falar sobre a indústria dos jogos de Arcade. Curiosamente, a publicação foi bem longeva, encerrando suas atividades apenas em junho de 2018.

Reprodução

Além de ser pioneiro em abordar os games de arcades, ele também foi o primeiro em algumas práticas muito comuns nos dias de hoje, como análises dos jogos e pontuação para games.  O primeiro review “da história” surgiu em julho de 1976 quando o jornalista Roger Sharpe escreveu sobre um jogo de pinball em sua coluna chamada “Critic´s Corner”. Já em 1980, a revista também inaugurou uma premiação para os games mais bem avaliados, também sendo pioneira nesse sentido.

Quanto aos videogames caseiros, as primeiras publicações vieram do Japão, com o designer Yuji Hori (conhecido por ter criado Dragon Quest) escrevendo sobre games em uma coluna na tradicional Weekly Shonen Jump, que é uma revista semanal de mangás.  Já a primeira revista dedicada exclusivamente para este mercado foi a britânica Computer and Videogames, lançada em novembro de 1981, que também teve vida longa, encerrando suas atividades em 2015.

Em 1986 surgiu a japonesa Famitsu, uma das mais respeitadas e tradicionais revistas especializadas em games e a mais antiga em circulação até hoje.

Já na web há muitas controvérsias, mas acredita-se que a primeira publicação que chegou ao ambiente online foi a Game Zero Magazine, dos Estados Unidos, que lançou uma página em novembro de 1994. Basicamente, era uma versão “escaneada” da revista impressa. No ano seguinte surgiu a Intelligent Gamer Online, sendo especialmente desenvolvido para a web.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!