Share Button

A maioria dos estúdios brasileiros que existem hoje estão desenvolvendo jogos de ótima qualidade. A JoyMasher é um deles, que apesar de ser uma empresa jovem, fundada em 2012, já lançou os excelentes Oniken, Odallus: The Dark Call e está trabalhando em seu próximo projeto, Blazing Chrome, que teve seu primeiro trailer divulgado esta semana.

Para saber de mais informações a respeito do jogo, batemos um papo sobre ele com um dos principais membros do estúdio, o game designer e artista, Danilo Dias.

GameHall: Poderia dar mais detalhes a respeito de Blazing Chrome?

Danilo Dias: Esse novo jogo é um run`n gun estilo Contra, Metal Slug e Gunstar Heroes totalmente arcade. A jogabilidade é bem rápida, linear e os gráficos e som são baseados no hardware do Mega Drive e algumas placas de Arcade da época. Ou seja, o negócio é totalmente 16 bits.

GH: Além de Contra, Metal Slug e Gunstar Heroes, há outras inspirações para o game? De algum filme, por exemplo?

DD: Existem algumas mecânicas específicas como itens que garantem salto duplo, escudo de energia e até um ataque estilo spin dash do Sonic (risos). Na parte visual, a temática é meio Exterminador do Futuro, com máquinas assassinas detonando a humanidade. Também me baseei em Aliens pro visual das armas e até pro estilo da armadura que a protagonista usa.

GH: O jogo está utilizando a mesma engine de Odallus e Oniken ou é algo completamente diferente?

DD: É uma engine completamente diferente, estamos trabalhando com o Game Maker 2, uma engine novinha muito boa pra jogos 2D. É relativamente poderosa e apresenta uma boa performance, além de tudo exporta pra Mac, Linux e até consoles. Além disso temos o Iuri Nery trabalhando com a gente, ele está cuidando 100% da parte de programação e por conta disso estou podendo me dedicar totalmente na parte da arte e design.

GH: Que ótimo! Então por ser uma engine que permite exportar o jogo, existe a chance de vermos Blazing Chrome saindo em outras plataformas além de PC?

DD: Existe sim, eu só não posso confirmar nada por enquanto, mas estamos correndo atrás disso, diferente do Odallus que só rolaria se o jogo fosse reprogramado do zero.

GH: Além de você, que está cuidando do design, e de Iuri Nery, fazendo a programação, quem mais está envolvido em Blazing Chrome?

DD: Tem a Thaís Weiller cuidando de toda a produção, o Tiago Santos fazendo a trilha sonora, o Thiago Adamo com os efeitos sonoros e o Arthur Palma está ajudando muito na parte de QA.

GH: Há quanto tempo a Joymasher está trabalhando no desenvolvimento de Blazing Chrome?

DD: Entramos pesado no desenvolvimento fazem uns 6 meses. Antes disso era só umas mockups, testes gráficos, etc. Nós conseguimos fechar uma demo interna semana passada. Com isso, agora o jogo vai mais rápido pois toda a base está pronta, até o sistema de tradução pra PT-BR já está funcionando.

GH: Existe uma previsão para o lançamento do jogo?

DD: Por enquanto só posso garantir ano que vem, mas assim que tivermos mais algumas fases funcionando vai ficar mais fácil dar uma previsão.

GH: Você sempre divulga atualizações dos jogos da JoyMasher no próprio Facebook pessoal. Como é trabalhar tão próximo do público?

DD: Eu gosto bastante de ir divulgando o trabalho enquanto estou fazendo, até mesmo pra ficar mais fácil de receber feedback. Às vezes eu posto algo e a animação ficou meio ruim ou algo ficou confuso e o pessoal já vai me ajudando a achar o problema (risos). Inclusive, muita gente me ajuda também. Esses dias tinha postado um vídeo do Blazing Chrome funcionando e o Glauber Kotaki que é um baita de um spriter me disse “Danilo aquela animação do cabelo da menina ali ficou meio estranha, posso fazer?” Eu gosto muito dessa sinceridade do pessoal e com isso o jogo só fica mais polido.

GH: Há um desejo seu de criar sequências de Odallus ou até mesmo Oniken futuramente?

DD: Por enquanto não, ainda existem outros estilos de jogos que eu gostaria de fazer, mas o Blazing Chrome, por exemplo, é uma tentativa de revisitar o mundo do Oniken sem ser necessariamente uma continuação. Muita gente vai notar alguns inimigos do Oniken dando as caras no Blazing Chrome com uma aparência mais moderninha (risos). Além disso, até alguns cenários estão reaparecendo. Essa primeira fase do Blazing que aparece no trailer é baseada na fase 5 do Oniken. Quem jogou vai reparar os arcos metálicos, as nuvens vermelhas, os relâmpagos e etc. Blazing Chrome tem muita referência ao Oniken.

GH: Com o constante crescimento da JoyMasher, como você enxerga a empresa daqui mais alguns anos?

DD: Eu espero que no futuro nós tenhamos mais facilidade em produzir nossos títulos, muitas coisas ainda são bem complicadas pra nós mas esperamos que no futuro essas complicações diminuam.

GH: Voltando a falar um pouco de Blazing Chrome, além dos já confirmados personagens Mavra e Doyle, haverá outros com os quais poderemos jogar?

DD: Nós vamos fazer mais personagens, porém ainda não deu tempo de pensar como eles serão. Queríamos fechar boa parte do jogo com a Mavra e o Doyle sendo os protagonistas e depois mais um ou outro personagem como destraváveis.

GH: Blazing Chrome terá uma demo sendo disponibilizada ao público antes do lançamento?

DD: Sim. Mais pra frente quando o desenvolvimento estiver próximo do fim vamos providenciar uma demo pública com uma fase de testes.

GH: Como é concorrer com empresas que lançam games com orçamentos milionários?

DD: É complicado mas acho que não chego a competir diretamente com eles, os públicos são bem diferentes, claro que existem aqueles sujeitos veteranos da indústria fazendo seus Kickstarters absurdos faturando uma grana alta pra lançar jogos na mesma linha que os nossos, mas mesmo assim ainda conseguimos ter nosso espaço.

GH: A Brasil Game Show 2017, com seu amplo espaço dedicado a jogos indies, se mostrou um bom lugar para empresas divulgarem seus projetos no Brasil. A JoyMasher estará presente na edição deste ano?

DD: Ainda não posso confirmar, teria que ver com a diretoria, no caso, a Thaís (risos).

GH: Pra encerrar, gostaria de deixar uma mensagem para os fãs da JoyMasher?

DD: Gostaria de agradecer todo o pessoal por nos dar esse apoio todo e por ter jogado nossos jogos. Espero que gostem também do Blazing Chrome e que ele traga altas diversões e arremessos de controles pra vocês.