EspeciaisNotícias

Konami comemora seu 45º aniversário

por Márcio Alexsandro Pacheco

A Konami, uma das maiores e mais antigas produtora de games está completando hoje 45 anos de existência. Fundada em 19 de março de 1969 por Kagemasa Kozuki (presidente até hoje), Yoshinobu Nakama, e Tatsuo Miyasako em Osaka, Japão, como uma empresa que comerciava/reparava máquinas musicais de jukebox, a companhia certamente deixou para sempre a sua marca na história como a “fantástica fábrica de games“. Para comemorar essa data especial, fizemos uma mini-retrospectiva da jornada da Konami, pontuando alguns dos momentos marcantes, confira abaixo.

Uma gigante nos arcades

A empresa atuou pouco tempo no setor de jukebox e em 1973 Kozuki mudou o nome para Konami Industry Co., Ltd., assim como os seus ramos de negócios, e começou a fabricar as “máquinas de divertimento” arcades (ou fliperamas, se preferirem). Mas o seu primeiro arcade viria apenas em 1978 com os inexpressivos jogos “Block Game“, “Block Invader” e “Space Ship“, sendo que no ano seguinte iriam começar a exportar seus produtos para os EUA.

o sapinho “Frogger” de 1981 (distribuído pela Sega) foi um dos seus primeiros grandes sucessos

A empresa começou a fazer sucesso no início dos anos 80, como games como “Frogger” (o ‘Pac-Man’ da Konami), “Scramble” e “Super Cobra“. A partir de então, dezenas de arcades foram produzidos, com seu apogeu nos anos 80 e 90, e diminuindo nos anos 2000, já que o mercado de fliperamas perdeu a força e já não era o mesmo (em 2013 lançou cerca de quatro máquinas de arcade, um número bem abaixo dos mais de 20 máquinas produzidas por ano nos anos 90). Franquias famosas como “Gradius“, “Contra“, “Teenage Mutant Ninja Turtles” e mais uma enxurrada de títulos surgiram nos arcades da empresa, como o game musical “Dance Dance Revolution“, de 1998, que virou febre entre os adolescentes na época.

o jogo das Tartarugas Ninjas nos arcades foi um sucesso gigantesco no mundo todo

Entre 1981 e 1985 a empresa começou a desenvolver games para o mercado doméstico, começando pelo Atari, PC e os diversos computadores japoneses. Uma plataforma em que a empresa fez nome foi no microcomputador MSX, com um catálogo de mais de 70 títulos lançados até cerca de 1990. A série “Metal Gear” – sem o ‘Solid’ mesmo – por exemplo, foi originalmente concebido para o hardware do MSX e lançado em 1987.

assim era o “Metal Gear” original para MSX

A era Nintendo

Mas foi no Nintendinho 8 Bits que a empresa conquistou a fama e milhares de fãs em todo o mundo, transportando seus famosos arcades para a tela do videogame da Nintendo, geralmente fazendo muito sucesso por causa do alto nível de qualidade que a empresa empregava em seus jogos. De 1985 a 1994 foram inúmeros jogos de sucesso no sistema, dos quais podemos destacar os três primeiros “Castlevania“, a série “Contra“, jogos de naves espaciais como “Gradius” (o primeiro game a conter a sequência de botões mais famosa da história dos games: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A) e os clássicos “Teenage Mutant Ninja Turtles“, estrelando as nossas queridas e saudosas Tartarugas Ninjas.

o primeiro Castlevania no NES

Com o fim do contrato de exclusividade da Nintendo nos anos 90, a empresa começou a desenvolver para outros sistemas, como o Mega Drive, que recebeu excelentes versões de seus famosos títulos como “Castlevania Bloodlines“, “Contra Hard Corps” e “TMNT: The Hyperstone Heist“. Mas ainda assim, a empresa sempre foi presença marcante nas plataformas da Nintendo, fazendo versões melhoradas de seus clássicos no 16 Bits da Big N, como “Super Castlevania IV“, TMNT IV: Turtles in Time ou criando novas franquias, como o antológico “International Superstar Soccer“.

Foi também nessa época, querendo aproveitar o enorme sucesso que “Sonic The Hedgehog” da Sega fazia, que a produtora tentou emplacar a sua própria “mascote animal fofinha” (como muitas outras empresas tentaram) com o game exclusivo para Mega Drive “Rocket Knight Adventures“, estrelando um gambá. A mascote não pegou, mas o jogo era muito bom.

“Rocket Knight Adventures” foi uma tentativa de emplacar uma mascote nos moldes de Sonic

A era Sony

Porém, com o sucesso da marca PlayStation, a empresa encontrou uma nova casa para receber os seus títulos, e sem dúvida um dos mais marcantes foi o primeiro “Metal Gear Solid“, lançado em 1997 exclusivamente no primeiro PlayStation, definindo um novo gênero de games. A franquia, inclusive, foi uma das responsáveis pelos sucessos comerciais dos videogames da Sony. Outro game épico que marcou a história foi “Castlevania: Symphony of the Night“, para o Sega Saturn e PlayStation – mas fazendo mais sucesso nesse último.

“Metal Gear Solid” é uma, senão a mais, importante franquia da história da Konami

Em 1995 a empresa lançava o primeiro “Wining Eleven” no PlayStation, que anos mais tarde seria mundialmente conhecido como a série “Pro Evolution Soccer“, marcando presença até os dias de hoje e sendo uma das mais importantes no mercado, ao lado de “FIFA Soccer” da EA. E não vamos esquecer de outra importante franquia que merece destaque na geração PlayStation, que é a série de survival horrorSilent Hill“, que ao lado de “Resident Evil” da Capcom (também no PlayStation), definiram um novo gênero de terror para a indústria de games.

Antes vista como referência da Nintendo, então para a Sony, a empresa foi aos poucos também produzindo games para a marca Xbox da Microsoft, e atualmente ela possui presença marcante em quase todas as plataformas, independente da marca. Sem dúvida uma das mais importantes companhias do ramo, que já teve seus altos e baixos, principalmente com a série Castlevania, que só mais recentemente reencontrou seu caminho com o reboot “Lords of Shadow“.

konami

Propaganda da Konami na época de ‘ouro’ do MSX

Deixamos aqui os nossos parabéns pelos seus 45 aninhos e o mais importante, o nosso “muito obrigado” por todos os games lançados que nos proporcionaram horas e horas de divertimento! E que venham mais 45 anos pela frente!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados