GamesNotícias

Masayuki Uemura, criador do NES e SNES, morre aos 78 anos

Masayuki Uemura, engenheiro responsável pela criação do Nintendinho (NES) e Super Nintendo (SNES), nos deixou na última segunda-feira (6), aos 78 anos. O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (9), sem detalhar o que causou a sua morte.

Uemura começou sua jornada na Nintendo em 1972, onde concebeu a ideia do Famicom, que se tornaria o NES no ocidente, chamado popularmente de Nintendinho no Brasil.  Ele começou a desenvolver o console em 1981, a pedido do então presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi.

“O presidente Yamauchi me disse para fazer um videogame, um que pudesse jogar com cartuchos,” disse ao Kotaku em 2020. Ele sempre gostava de me ligar após tomar alguns drinques, então não pensei muito nisso. Eu apenas disse: ‘Claro, chefe’ e desliguei. Apenas na manhã seguinte quando ele veio até mim, sóbrio, e disse: ‘Aquilo sobre o que conversamos – você já começou?’ que percebi: ele estava falando sério”.

Quanto ao SNES, Uemura foi além do hardware, sendo também produtor em diversos jogos. Ele se aposentou da Nintendo em 2004, mas continuava atuando como conselheiro no departamento de engenharia e pesquisa.

Depois disso, Uemura começou a trabalhar como professor na Universidade de Ritsumeikan, em Quioto, Japão. A instituição foi quem anunciou o seu falecimento. Ela realizará uma cerimônia em memória do engenheiro em uma data a ser anunciada.

 

Via Kotaku e Nintendo Life

Artigos relacionados