GamesNotícias

Mercador de RE4 é um dos maiores enigmas da série e você não percebeu; entenda

Resident Evil 4 foi um divisor de águas na franquia da Capcom, marcou uma geração e até hoje recebe adaptações remasterizadas. O game além de famoso pela sua qualidade trouxe um dos NPCs (personagens não jogáveis) mais icônicos da década passada, o Merchant. Além de ter marcado o título ele também é um poço de mistérios e fãs dos quatro cantos do mundo levantam teorias até os dias de hoje sobre quem é ele de verdade.

A definição oficial da Capcom

Segundo o livro digital de Resident Evil 4, ele (Merchant) é descrito como um mascate vendedor de armas vestindo um sobretudo preto.  Chamas azuis indicam as localizações de suas lojas e aparentemente ele é capaz de viajar por grandes distâncias num piscar de olhos. Ele carrega um grande número de armas selecionadas dentro de sua bolsa e sobretudo. É óbvio, pela sua aparência, que ele é um Ganado, mas não aparenta tratar forasteiros como uma ameaça e irá negociar com qualquer um desde que pelo preço certo. Ninguém sabe onde ele consegue suas armas, mas seu arsenal é o bastante para impressionar até Leon. Ele é muito bom em suas negociações, bajulando o comprador com fases como “A escolha de um ávido colecionador” e “Você precisa de colhões para comprar uma arma como esta! ”.

Aviso

ATENÇÃO: De agora em diante, tudo escrito abaixo deste parágrafo refere-se a teorias, ou seja, palpites de jogadores e entusiastas da franquia para tentar compreender a verdadeira identidade do Mercador. Nenhuma informação abaixo é canônica e muito menos spoiler sobre a série. Leia e divirta-se.

Teoria #1: Que tipo de Ganado é esse?

Os olhos do misterioso mascate ficarem avermelhados prova o fato de ele ser um Ganado, mas que tipo de ganado é esse? Diferente de outros infectados ele não atende ao chamado de Osmund Saddler e muito menos ataca pessoas.

Além disso o mercador é imune ao Plaga Removal Laser 412, ou simplesmente P.R.L. 412; uma arma adquirida no new game plus. Esta arma é conhecida por ter o poder de eliminar todos os infectados pela plaga, mas o único que não pode ser morto por ela é justamente nosso amigo enigmático. Vale lembrar que ele pode ser eliminado por outras armas do jogo, mas volta a aparecer futuramente. Por isso fica a dúvida: será que ele realmente é um ganado? Ou seu vírus teria evoluído a ponto de dar controle total de suas ações e por ser diferente a arma letal não pode ataca-lo?

Teoria #2: Avô de Luis Sera

Durante o game é revelado no documento “Sera and the 3rd Party” que o avô de Luis Sera conhecia vários atalhos e passagens secretas na região em que se passa o game. Esses caminhos secretos nunca foram revelados e muito menos é sabido se o avô de Luis morreu ou não.

Eis que os fãs juntaram as peças: o Mercador seria o avô de Luis, e o fato de eles não se encontrarem no game dá força a esta teoria. O mascate de preto, assim como Luis Sera conhecem estas passagens e podem se mover rapidamente pela região. Isso justificaria como o mercador sempre estará a sua frente.

O mais bizarro de tudo é que independente de o Mercador ser ou não avô de Luis uma coisa é fato: o Mercador está observando Leon o tempo todo, pois não importa o que aconteça ele estará na próxima tenta para servi-lo.

Teoria #3: Existem vários Mercadores

Teoria menos comentada, mas que vale a pena ser citada é a possibilidade de existirem vários mercadores. Isso justificaria o porquê de ele poder ser morto e reaparecer posteriormente na próxima tenda. Outro detalhe que chama a atenção é que os diálogos do mercador não se tornam mais “íntimos” com Leon a medida do jogo, pelo contrário, ele sempre trata o protagonista como se fosse a primeira vez que estivesse vendo o herói.

***

Embora não tenhamos uma resposta para essas perguntas, o que podemos dizer é que o personagem é muito amado pelos fãs e até levanta diversas dúvidas. A partir de hoje quando jogar Resident Evil 4 você não verá o game do mesmo jeito, quem sabe até não descobrirá algum detalhe que passou despercebido que pode ajudar a encontrar mais algumas coisa?

Gabriel Magalhães

Colaborador do GameHall, fundador do Forever Jogando e Analista de Marketing.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!