Notícias

“MGS V: Ground Zeroes” recebe a rara classificação etária “Violência Sexual”

Os jogos da série “Metal Gear Solid” já são fregueses habituais da classificação etária M (Mature – recomendado para maiores de 17 anos), mas o novo título “Metal Gear Solid V: Ground Zeroes” recebeu um aviso de conteúdo extremamente raro entre os videogames: a de “violência sexual“.

O game contém as já habituais classificações “sangue e mutilações“, “violência intensa” e “linguagem forte“, elementos que já fazem parte da série criada por Hideo Kojima. A surpresa veio quando o órgão responsável pela classificação etária nos EUA, o ESRB, divulgou a descrição do jogo junto com o aviso de “violência sexual“, que foi usado somente uma única vez, no game “Animamundi“, de 2006.

Leia abaixo o resumo divulgado pelo ESRB (contém spoilers):

“Este é um jogo de ação em que os jogadores assumem o papel de um soldado de elite em uma missão militar em Cuba. Os jogadores se infiltram em várias bases e usam pistolas, metralhadoras e lançadores de foguetes para matar soldados inimigos. Os tiroteios são ressaltados por tiros realistas, efeitos de câmera lenta e esguichos de sangue. Os jogadores também podem realizar ataques furtivos (ex. estrangulamento e esfaqueamento por trás) e têm a possibilidade de matar personagens que não são inimigos, como prisioneiros e cidadãos. Uma cena inclui a exibição de sangue e entranhas (ex. o intestino de um personagem é exibido durante um procedimento para remover um objeto de dentro do corpo da pessoa). O jogo inclui um arquivo de áudio em que uma mulher é sexualmente violentada por um homem. Neste caso, não há representação visual, apenas o som de roupas sendo rasgadas e pessoas se debatendo. As palavras “fuck” e “shit” são ouvidas no diálogo”.

Ao que parece, foi inserida uma sequência de estupro, sem imagens e apenas com o áudio, tipo de segmentos que os desenvolvedores e escritores procuram evitar para não atrair controvérsias indesejáveis, ou mesmo uma classificação para maiores de 18 anos, limitando o público consumidor. Kojima já disse que gostaria de personagens femininas “mais eróticas” na série, sendo uma delas a atiradora de elite Quiet (imagem no início da notícia), que tem seu visual e movimentação capturados da modelo holandesa Stefanie Joosten.

“Metal Gear Solid V: Ground Zeroes” é um prequel de “Metal Gear Solid V: The Phantom Pain” e está com lançamento previsto para 18 de março.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!