Share Button

 Quem é o homem enfaixado?

Ele é certamente uma extensão de sua psique danificada e não uma pessoa física real. Considerando que o homem enfaixado aparece em cada cena com Snake, sutilmente orientando o seu progresso.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=Hm6AeNT0Jqo’]

 

É possível que o coma de Snake dá “nascimento” ao homem enfaixado, que pode representar a parte sã do subconsciente de Snake. No trailer nós vemos Snake e Miller nas camas hospitalares a partir de uma perspectiva de uma terceira pessoa. E só quando os médicos confirmam que “ele está estabilizado, mas levou muito tempo, ele está em coma“, que a câmera amplia no rosto de Miller.

E quanto a ele?” Miller pergunta, e a câmara retrocede a visão da “terceira cama”. A mobilidade da câmara simboliza o “nascimento” de uma nova “entidade“? “Quem é você?” pergunta Snake. “Quem sou eu?” reflete o homem enfaixado, abordando a questão para si mesmo, possivelmente, uma ressonância mais clara da dualidade. “Eu estive cuidando de você por nove anos“, ele diz enquanto aponta para Snake, “Você pode me chamar de Ismael“.

Se Snake tem estado em coma durante nove anos, como sugere o médico, não é nenhuma coincidência. O homem enfaixado foi cuidando de Snake pelo mesmo número de anos, quando o coma começou – e ele ‘nasceu‘. As referências Ismael/Ahab tem simbolismo claro à Moby Dick Studio. 

Existe alguma evidência de que o homem enfaixado é falso?

Há uma cena intrigante e reveladora no gameplay apresentado pelo Kojima na GDC. Snake se arrasta pelo corredor, quando Psycho Mantis aparece no elevador. A explosão de fogo derruba Snake e o homem enfaixado no chão. O homem enfaixado rola ao redor, meio inconsciente e tentando apagar as chamas, enquanto Snake é abordado por um personagem demoníaco. No momento em que o demônio desaparece o homem enfaixado se desperta e levanta. É como se os demônios psíquicos de Snake tomassem conta quando o homem enfaixado não está lá para protegê-lo ou vice-versa.

Uma das teorias possíveis é que a psique de Snake sabe que está sucumbindo ao trauma ou raiva,  possivelmente como resultado dos acontecimentos de “Metal Gear Solid 3“, “Metal Gear SolidPeace Walker” ou a destruição da “Base Mãe” (como podemos ver no trailer de MGSV),  e ele está dividindo sua identidade para proteger quem ele realmente é. O homem enfaixado é o Snake “real”, enfaixado para simbolizar que seu verdadeiro eu está em um estado de recuperação.

Alguns afirmam que o homem enfaixado é o homem queimado de “MGS: Ground Zeroes“, e ao mesmo tempo você não pode descartar isso totalmente – o rosto do homem enfaixado está bem menos ferido.

É interessante também notar o acidente de ambulância no primeiro trailer. O homem enfaixado está sentado no banco do motorista durante o acidente. Mas onde é que ele foi quando Snake se arrastou para fora do veículo e foi confrontado pelo que parece ser Psycho Mantis?

É provável que ele não exista fisicamente, e Psycho Mantis afeta a sua capacidade de se manifestar. O homem enfaixado pode estar dirigindo, mas Snake ainda tem uma mão no volante – e isso explica como um ‘fantasma’ pode dirigir um carro. 

O homem enfaixado é realmente dublado por Kiefer Sutherland?

Ninguém sabe, mas a voz do homem enfaixado no início do gameplay apresentado pela GDC – “Ok, Ahab, é hora de ir” – soa  muito como o sussurro agressivo de Kiefer Sutherland em “24 Horas”.

Então, David Hayter está fora? David Hayter (a tão conhecida voz de Snake) não parece estar envolvido em “Metal Gear Solid V“, mas a esperança ainda permanece. Recentemente, ele tuitou uma explicação de não ter sido convidado para dar voz ao personagem, e como ele estava triste por estar deixando a série.

Clique na imagem para redirecionar ao link

 Os fãs ficaram chateados, mas muitas pessoas têm a esperança de que tudo isso seja uma grande ‘pegadinha‘ de Kojima e Hayter. Não é impossível, considerando a revelação bizarra sobre o tal Joakim Mogren.

É possível dizer que caso revelassem David Hayter na trama, seria um ‘spoiler‘, já que confirmaria Snake aparecendo em Metal Gear V. Hayter fez Naked Snake em MGS3, e mais tarde se tornaria o Big Boss.

Solid Snake é uma criança durante os principais eventos de Metal Gear Solid V, portanto, uma mudança seria necessária para a voz de Snake ser rouca o bastante para ser desempenhada por Hayter. Como em 1999, durante o distúrbio na terra de Zanzibar em que o jovem Solid Snake é enviado para parar o vilão surpresa, Big Boss.

No entanto, Kojima foi recentemente perguntado se um novo ator interpretaria Snake/Big Boss em uma entrevista pós-GDC com Geoff Keighley. “Não posso dizer que será um novo ator. Não posso dizer quem ainda“.

Keighley seguido por Kojima foi perguntado por que não trazer de volta Hayter. “É um novo tipo de jogo de ‘Metal Gear Solid’ e nós queremos que recriem também a voz do dublador“, respondeu ele.

O interessante é que Kojima não menciona explicitamente Hayter pelo nome, ou lhe descarta, tudo é deduzido em suas respostas à Keighley. Isso deixa três cenários principais:

  1. O homem enfaixado é Kiefer Sutherland, e isso revela que o ator de Hollywood está sendo guardado para mais tarde na campanha.
  2.  David Hayter irá voltar, mas seu nome está sendo guardado para não dar pistas sobre o enredo (spoilers).
  3. Richard Doyle fará a voz de Big Boss, como ele fez em MGS4, explicando o comentário “Não posso dizer que será um novo ator “.

 

Possivelmente Solid Snake vai desempenhar um papel em MGSV, ainda que no ato final como um soldado novato em seu caminho para a terra de Zanzibar. Seria um bom reforço, permitindo que o próximo jogo da série Metal Gear seja um remake de Metal Gear do MSX.

Há todos os tipos de cenários que possam envolver Solid Snake, e sua aparência de criança no início dos anos 80, para um pós-MGS4 (2014) envolvendo alguma eventual VR Mission.