Share Button

Nesta quinta-feira (7) alguns sites relataram a informação de que a Microsoft estaria sendo obrigada a continuar usando pilhas AA nos controles do Xbox por causa de uma parceria de longo prazo feita com a Duracell, mas isso não é verdade.

A história começou quando o gerente de marketing da Duracell do Reino Unido, Luke Anderson, disse a seguinte declaração ao blog Stealth Optional:

“Sempre houve essa parceria com Duracell e o Xbox… é um acordo constante que a Duracell e a Microsoft possuem. [O acordo é] para fornecer as pilhas sem embalagem para os consoles e também para os controles. Então [o acordo] vai continuar por um tempo… está em andamento há um tempo e eu acho precisa continuar um pouco [mais].”

É verdade que as duas empresas tem um acordo para que a Duracell forneça as pilhas utilizadas nos controles do Xbox, mas é completamente inverídica a informação de que este é o motivo pelo qual a Microsoft mantém seus controles com pilhas.

Conforme dito pelo diretor de gerenciamento de programas do Xbox, Jason Ronald, à Digital Foundry no ano passado, a Microsoft optou por manter o uso das pilhas pois uma grande quantidade de donos de Xbox prefere elas ao invés de uma bateria interna recarregável.

“O que acontece é que quando realmente conversamos com os jogadores, existe meio que uma espécie de polarização e há um parcela considerável que realmente quer pilhas,” disse Ronald. “Portanto, dar flexibilidade é a maneira de agradar ambos grupos de pessoas… Você pode usar uma bateria recarregável e funciona da mesma forma que no [controle] Elite, [mas] é algo separado.”

Hoje, a Microsoft falou algo similar, dizendo que sua decisão de usar pilhas tem relação com a escolha do consumidor.

“Nós oferecemos intencionalmente aos consumidores a escolha de suas soluções de bateria para nossos controles sem fio padrão do Xbox,” disse um porta-voz da Microsoft ao site Eurogamer. “Isso inclui o uso de pilhas AA de qualquer marca, a bateria recarregável do Xbox, soluções de recarga dos nossos parceiros, ou um cabo USB-C, que pode dar energia ao controle quando conectado no console ou PC.”