Rodar jogos a 4K nativos no Xbox Scorpio vai depender exclusivamente das produtoras, de acordo com uma postagem de Phil Spencer no Twitter.
@ThatDudeizEric We’ll talk more about this later but we never said we’d mandate 4K framebuffer, we won’t.
— Phil Spencer (@XboxP3) June 20, 2016
Algumas das especificações do Scorpio foram reveladas durante a E3 no seu anúncio. O console terá um processador AMD com 8 núcleos, 6 teraflops de poder gráfico e largura de banda da memória na ordem de 320GB/s.
Trata-se de uma configuração monstruosa. Apesar disso, fica difícil saber se o console realmente conseguiria rodar todos os jogos a 4K, mesmo porque não foi informado o poder de processamento dele.
A decisão da Microsoft de não obrigar os estúdios a rodarem os jogos nativamente nessa resolução ao meu ver é benéfica, pois permite que elas possam flexibilizar os recursos disponíveis e não apenas focar com que os games possam ser jogados a 4K.
Há de se considerar também quando o Scorpio sair a quantidade de pessoas que possuirão uma televisão que suporte esta resolução. Valerá mais a pena por esforços nisso ou tentar pegar uma audiência maior, melhorando os visuais e mantendo uma resolução menor?
Xbox Scorpio está previsto para ser lançado no natal de 2017.