A Microsoft começou a testar o ray tracing em Minecraft no Xbox Series no começo desta semana, mas agora disse que foi um erro e removeu a funcionalidade do jogo. Uma versão de teste de Minecraft surgiu para os jogadores que fazem parte do grupo Xbox Insiders, com otimizações para o Xbox Series e a possibilidade de ativar o ray tracing.
“A versão anterior do Minecraft Preview disponível para Xbox Insiders incluiu inadvertidamente o código do protótipo para suporte ao ray tracing nos consoles Xbox. Este código de protótipo prematuro foi removido do Preview e não há planos futuros próximos para trazer suporte ao ray tracing para consoles”, disse a Microsoft por meio do Twitter de Minecraft.
The previous Minecraft Preview build available to Xbox Insiders inadvertently included prototype code for raytracing support on Xbox consoles. This early prototype code has been removed from Preview and doesn't signal near future plans to bring raytracing support to consoles.
— Minecraft (@Minecraft) March 31, 2022
O curioso nisso é que apesar da empresa ter mostrado Minecraft com ray tracing no Xbox Series X há dois anos, fica claro que ela ainda não está pronta para implementar esta funcionalidade no jogo. A declaração deixa a possibilidade do ray tracing chegar em algum momento no entanto, mas ainda vai demorar.
No PC, Minecraft com ray tracing é possível graças ao DLSS da Nvidia, que deixa a taxa de quadros bem melhor. A Microsoft pode estar pensando em incorporar o suporte ao FSR 2.0 da AMD no Xbox para melhorar o fps do Minecraft no Xbox Series, mas trata-se de algo que não chegará tão cedo.
Via The Verge