Share Button

Minecraft com Ray Tracing na GeForce RTX. Imagem: Divulgação

Junto com o Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, outro jogo que terá suporte ao Ray Tracing é o Minecraft. O jogo para PC mais vendido do mundo até o momento ganhará suporte à tecnologia, com sombras mais realistas, iluminação e cores vibrantes.

“O Minecraft vai expor o Ray Tracing em tempo real a milhões de jogadores de todas as idades e origens que podem não jogar games mais pesados”, disse Matt Wuebbling, chefe de marketing da GeForce na NVIDIA. “A adição do Ray Tracing na versão PC do jogo mais vendido no mundo ilustra o momento que o ray tracing construiu no ecossistema de jogos.”

“Ray Tracing fica no centro do que pensamos ser o próximo Minecraft”, disse Saxs Persson, diretor de criação de franquia de Minecraft na Microsoft. “O GeForce RTX dá ao mundo Minecraft uma sensação novinha em folha. No Minecraft normal, um bloco de ouro só aparece amarelo, mas com o traçado de raios ligado, você realmente consegue ver o realce especular, você consegue ver o reflexo, você pode até mesmo ver uma multidão refletida nele”.

Juntas, a NVIDIA e a Mojang estão adicionando uma forma de Ray Tracing conhecida como Path Trace (traçado de caminho) para a versão do Windows 10 do jogo. O Path Tracing simula o modo como a luz é transportada por toda a cena. Ele apresenta um modelo unificado para cálculos de iluminação para muitos tipos diferentes de efeitos que tradicionalmente foram implementados separadamente usando renderizadores híbridos ou rasterizados. Entre eles estão:

  • Iluminação direta do sol, do céu e de várias fontes de luz, incluindo superfícies emissoras, como lava
  • Sombras tradicionais e suavizadas mais realistas dependendo do tamanho, forma e distância da fonte de luz
  • Iluminação emissiva por pixel
  • Iluminação indireta difusa (iluminação global difusa)
  • Iluminação especular indireta (reflexos)
  • Materiais transparentes com reflexos, refração e espalhamento (vitral, água, gelo)
  • Dispersão atmosférica e densidade (névoa volumétrica, poços de luz, céu realista)

O Ray tracing em tempo real está mudando a maneira como os jogos são criados e aumenta consideravelmente a qualidade de imagem que eles podem alcançar. O rastreamento de raio é construído sobre um ecossistema robusto que inclui interfaces de programação de aplicações que são padrão do setor, suporte em uma série de motor gráficos populares e privados e jogos das maiores produtoras para seus títulos mais esperados.

Veja abaixo o vídeo mostrando a tecnologia no Minecraft:

As GPUs NVIDIA GeForce RTX são as únicas GPUs capazes de executar jogos com rastreamento de raio em tempo real.

A NVIDIA está na Gamescom 2019 em um evento exclusivo para convidados que apresenta alguns dos títulos mais esperados do mundo e com gráficos em Ray Tracing. Os participantes podem jogar Minecraft e capturar sua jogabilidade traçada por raios para compartilhar mais tarde.

Lembrando que diversos jogos já implementaram a tecnologia, como Battlefield V, Shadow of The Tomb Raider, Metro: Exodus, Quake 2: RTX, e nos próximos meses mais jogos terão suporte: Control, Wolfenstein: Yongblood, Call of Duty: Modern Warfare, Watch Dogs: Legion, Dying Light 2, Cyberpunk 2077, Synced: Off Planet (da Tencent), Grimmstar, Bright Memory, entre outros.