Share Button

por Rodrigo Russano Dias

Chegamos ao segundo artigo da nova série Mobile Hall, garimpando o que há de melhor na App Store (iPhone, iPad e iPod touch) – incluindo pérolas e novos lançamentos. Vamos lá:

99 Bricks Wizard Academy

Todos amamos Tetris, logo algum jogo que use a temática de forma criativa é sempre bem-vindo. É o caso de 99 Bricks: nele, controlamos um mago que deve construir uma torre com peças de diferentes formatos. A princípio a mecânica é idêntica ao clássico, mas o jogo vai adicionando magias e outros itens especiais.

gh_bricks

Blek

Um dos vencedores do prêmio design da Apple é um puzzle simples mas bem desafiador: seu objetivo é desenhar uma linha que deve passar por cima de círculos azuis. A princípio tudo parece muito fácil, mas obstáculos como círculos pretos surgem e você terá que usar a criatividade nos dedos.

gh_blek

 

Bubble Witch 2 Saga

A nova versão de outro hit da King (Candy Crush) é mais do mesmo, mas ainda diverte. Com visuais renovados e alguns novos desafios, Bubble Witch 2 Saga vai continuar ocupando o seu tempo (e da sua mãe) entre uma jogatina e outra no metrô ou ônibus.

gh_bubble2

 

Devious Dungeon

Hoje em dia a moda indie é ter jogos criativos com gráficos que lembra os antigos consoles 8 / 16 bits. Devious Dungeon se encaixa aqui. No controle de um heroi sem nome, o objetivo é passar por várias dungeons em duas dimensões encontrando a chave para a saída. Ao final de cada área, um chefão deve ser enfrentado. A jogabilidade funciona de forma brilhante: é um dos plataformas com controles mais precisos que já vi.

O jogo tem pitadas de RPG, mas é tudo bem simples e acessível. No meio do caminho você vai poder comprar armas, armaduras e outros utensílios. O detalhe mais bacana é que as fases são geradas de forma aleatória, logo nenhuma jogada será como a anterior. Viciante.

gh_ddungeon

 

Godfire – Rise of Prometheus

Godfire impressiona pelos belos gráficos e animações obtidos graças a Unreal Engine. Prometido como o jogo de ação a la God of War que definiria novos patamares para mobile, a Vivid passou bem longe disso – mas o produto é competente.  O grande problema é que a aventura principal dura em média 3 a 4 horas, e o conteúdo em si é muito repetitivo. Os cenários são extremamente lineares, a variedade de inimigos é pouca e para piorar, os chefes possuem basicamente o mesmo esquema para serem derrotados (isso sem contar que você os enfrenta mais de uma vez, com exceção do último). A customização também é limitada – você pode adquirir algumas armas e equipamentos, que são bem poucos. Resta ao jogador encarar o modo Survival, com ondas infinitas de adversários.

godfire_screen568x568

Leo’s Fortune

Outro vencedor do prêmio WWDC da Apple, Leo’s Fortune é um jogo de plataforma que apresenta belos gráficos e jogabilidade perfeitamente adaptada à tela de toque. Tudo é feito com gestos. O objetivo é caçar o ladrão que roubou todo o seu ouro. Existem, ao todo, 24 fases com bastante desafios. Há suporte ao iCloud, ou seja, seu progresso fica salvo na nuvem.

gh_leos

 

Rival Knights

Destacado pela Apple, Rival Knights é um jogo de “justa”. Não sabe o que é isso? Bem, este esporte nos remete ao século X, onde cavaleiros, montados em seus cavalos, participavam de competições cujo objetivo era derrubar seus adversários com uma lança. No

O jogo emula bem o evento. O resultado do combate pode variar dependendo de 3 elementos: sua força, defesa e velocidade. A largada por ser melhor se tocar na tela ao aparecer a palavra “Vá”; depois, você deve controlar a velocidade; ao encontrar o adversário, mire a lança de modo que o círculo fique o menor possível.

Você pode customizar o armamento do seu cavaleiro, assim como escolher novos cavalos. Cada equipamento tem um peso, e há um limite para quanto seu cavalo pode suportar. O modo campanha possui dezenas de eventos e cada capítulo tem 5 chefes para serem derrotados, mas enjoa com o tempo. A diversão fica nos eventos competitivos com outros jogadores, contando com multiplayer assíncrono. Ainda assim, parece que falou algo.

gh_rival

Skyforce 2014

Este é para os amantes de shooter, ou os populares “jogos de navinha”. Skyforce adota um modelo gratuito bem justo, sem muita agressividade nas compras dentro do aplicativo. A jogabilidade é simples: você move a nave com o dedo enquanto os tiros saem sozinhos. Há diversos power ups e opções para upgrade.

gh_sf2014

Uncanny X-Men: Days of Future Past

Eis uma surpresa é também um dos mais bacanas já feitos sobre os famosos mutantes. A história é baseada nos quadrinhos de mesmo nome e traz vários personagens jogáveis como Wolverine, Ciclope e Lince Negra e vilões clássicos que incluem Magneto e Nimrod. A ação rola em 2D e os cenários escondem também alguns segredos, como gibis colecionáveis. Você pode coletar cápsulas que podem ser gastas para evoluir as habilidades e destravar novos uniformes.

Contrariando a maioria dos apps de hoje em dia da App Store, Days of Future Past não requer conexão com a internet e não possui qualquer compra dentro do aplicativo.

gh_xmen