Share Button

Apesar de NieR: Automata não ser um port que possamos considerar péssimo, ele tem dois problemas chatos no PC. O primeiro deles é um bug que afeta a resolução, impedindo que ela fique em 1080P nativo com o jogo em tela cheia. O outro está relacionado com o desempenho, que é muito ruim em determinados lugares do game e mesmo diminuir a qualidade visual não ajuda em muita coisa.

Por sorte, existem pessoas como o modder Kaldaien, que conseguem consertar esses defeitos. Ele criou um programa que resolve ambos os problemas, bastando que você o baixe, rode, instale e, em seguida, execute o jogo.

O programa corrige automaticamente a resolução e permite que você consiga alterar uma opção gráfica chamada “Global Illumination”, que estava escondida e foi identificada como a causadora do impacto negativo no desempenho.

Para acessar o menu do programa que lhe dá controle sobre esta opção e diversas outras, basta apertar Ctrl + Shift + Backspace. O Global Illumination, colocado no seu valor mais baixo, 16, resulta em um ganho de até 60% no desempenho para muitos jogadores, com impacto na qualidade visual praticamente nulo. E mesmo se você ainda estiver enfrentando problemas na taxa de quadros por segundo no valor mínimo, dá para desligar a opção completamente, melhorando ainda mais a performance.

Nós testamos o mod e comprovamos que ele realmente funciona. O desempenho de NieR: Automata em um de nossos PCs, equipado com uma GTX 970 e Core i7 4790K aumentou 45%, ficando em 60 fps a maior parte do tempo com os gráficos no “High”.

É importante ressaltar que o Global Illumination funciona apenas com valores múltiplos de 16, indo até 128, ou seja, colocar algo diferente disso poderá resultar em algum problema. O programa de Kaldaien não funciona se você estiver com o RivaTurner ativado, portanto desligue-o antes de rodar o jogo com ele instalado. Por fim, se quiser remover o monitor de status que aparece com o programa instalado, aperte as teclas Ctrl + Shift + O.