Share Button

Em novembro, só deu “Call of Duty: Modern Warfare 2”. O título que passou a ser o maior lançamento de um produto de entretenimento de todos os tempos, desbancando “Grand Theft Auto IV”, vendeu seis milhões de cópias nos Estados Unidos.

Mas nem mesmo esse “blockbuster” impediu uma queda de 7,6% na arrecadação da indústria norte-americana de games, em comparação com novembro de 2008. Os dados são do NPD Group, empresa de referência na apuração de venda de jogos e consoles nos Estados Unidos.

O total para o mês, que é um período aquecido para o comércio, foi de US$ 2,69 bilhões. Graças a games como “Modern Warfare 2”, a queda no setor de software foi de 3,1%, enquanto a parte de hardware deslizou 13,4%. Os acessórios tiveram queda de 5,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A arrecadação de hardware sofreu com a queda de preços dos principais consoles neste ano e pelo fato de, em novembro do ano passado, o Wii ter vendido o recorde de dois milhões de unidades. Neste ano, o Wii teve saída de 1,26 milhão, enquanto o DS chegou a 1,7 milhão. Na guerra particular entre Xbox 360 e PlayStation 3, deu o videogame da Microsoft, 819,5 mil contra 710,4 mil. O PSP e o PlayStation 2 ficaram bem atrás, com apenas 293,9 mil e 203,1 mil.

O game mais vendido no mês foi “Call of Duty: Modern Warfare 2”, com 1,87 milhão vendidos no PlayStation 3 e 4,2 milhões no Xbox 360. Segundo Anita Frazier, analista do NPD Group, o game bateu o recorde de vendas no primeiro mês para um único console. “‘Halo 3’ detinha anteriormente a posição quando vendeu 3,3 milhões em setembro de 2007 em 12 dias no varejo. ‘Modern Warfare 2’ venceu ‘Halo 3’ por margem de 16% em vendas diárias nos seus 19 dias no mercado em novembro”.

Já o trunfo da Nintendo para mês, “New Super Mario Bros. Wii”, chegou em terceiro lugar, com vendas de 1,39 milhão de cópias. “Assassin’s Creed II” teve saída de 794,7 mil unidades no Xbox 360, e de 448,4 mil unidades no PlayStation 3. “Left 4 Dead 2” vendeu 80% a mais que o primeiro na edição para Xbox 360, tendo chegado a 744 mil, e “Dragon Age: Origins” chegou em nono lugar na versão para Xbox 360, com 362,1 mil cópias. O restante das posições ficou com os títulos longevos para Wii, como “Wii Sports Resort”, “Wii Fit Plus” e “Mario Kart Wii”.

1. (X360) Call of Duty: Modern Warfare 2 4.200.000
2. (PS3) Call of Duty: Modern Warfare 2 1.870.000
3. (Wii) New Super Mario Bros. Wii 1.390.000
4. (X360) Assassin’s Creed II 794.700
5. (X360) Left 4 Dead 2 744.000
6. (Wii) Wii Sports Resort 720.000
7. (Wii) Wii Fit Plus 679.000
8. (PS3) Assassin’s Creed II 448.400
9. (X360) Dragon Age: Origins 362.100
10. (Wii) Mario Kart Wii 315.000