Share Button

Embora a Microsoft não permita emuladores de jogos em sua loja digital, você pode ativar o Modo de Desenvolvedor no Xbox Series X|S e com isso instalar algo chamado RetroArch neles, transformando-os nos dois melhores consoles para se rodar jogos por meio da emulação.

O RetroArch, para quem não sabe, é um frontend que usa a plataforma Libretro, que pode utilizar diferentes “núcleos” para emular uma série de videogames antigos, como Nintendo 64, GameCube, Dreamcast, PlayStation 2, entre outros. Os desenvolvedores do RetroArch suportam o Xbox One original, e agora, graças a um vídeo compartilhado pelo Modern Vintage Gamer no YouTube, sabemos que também é possível utilizá-lo no Xbox Series S e Xbox Series X.

Como você pode conferir no vídeo, o Xbox Series S consegue rodar jogos clássicos como Tekken 3, GoldenEye 007, Super Mario Galaxy e tantos outros sem nenhum esforço, fazendo dele o melhor console para você comprar caso queira uma máquina que possa ser utilizada rodar emuladores sem precisar de um PC para isso.

O lado negativo é que você precisa pagar US$ 19 à Microsoft para poder utilizar uma conta de Desenvolvedor e, além disso, no Modo de Desenvolvedor você não pode rodar jogos ou aplicativos lançados, sendo também é necessário fazer um reset de fábrica caso queira sair completamente deste Modo.

Via XDA e MS Power User