Share Button

Existe um mundo de jogos de corrida além de Forza, Gran Turismo e Dirt. Uma das empresas mais dedicadas e que tem feito um bom trabalho nos últimos anos é a Milestone S.r.l., cujos projetos mais importantes são os games de motociclismo, como Ride, MotoGP e MXGP. Monster Energy Supercross dá continuidade a este desenvolvimento, contando com a presença de pilotos oficiais do circuito americano, bem como as localidades do evento.

A predominância dos modos de jogo é off-line. Time Attack, corrida única, campeonatos, modo carreira e edição de pista, que permite criar o seu próprio circuito do zero. Para jogar em multiplayer temos os tradicionais modos que promovem a competição rápida ou partidas configuradas de acordo com a preferência do jogador. E além de se divertir com seu piloto favorito existe a possibilidade de criar o seu próprio condutor e brilhar nas pistas com um personagem único nas categorias 250SX e 450SX.

Para aprimorar seus equipamentos é necessário ganhar Prestige Points, que são adquiridos ao participar de corridas, seja finalizando eventos ou completando até mesmo uma partida única. Ainda falando em personalização, a edição de pista é um dos trunfos do game, que dá ao jogador a oportunidade de criar sua própria pista e compartilhar com a comunidade online.

Ao dar partida na moto percebe-se que o título não é um simulador, e sim um game com jogabilidade acessível, mas que ainda tenta respeitar a física para não perder o realismo do esporte. Em outras palavras, Monster Energy é fácil de jogar a partir do momento que se acostuma com a dinâmica das pistas, que contam com muitas curvas acentuadas, elevações e obstáculos. Um dos maiores desafios para os iniciantes é pilotar sem bater nos adversários, pois são muitos pilotos num espaço estreito, mas após pegar o jeito as coisas ficam mais simples.

Os gráficos não deixam a desejar. Os uniformes e motos estão bem modelados, já a perspectiva do cenário foi arquitetada com maestria, e somada aos efeitos de iluminação e clamor da plateia passam a sensação de que se está verdadeiramente num evento de motocross. Infelizmente alguns efeitos que dariam maior realismo como poeira/lama subindo ou uniformes sujos dos pilotos não são convincentes. O jogo também conta com outras perspectivas de câmera além da 3ª Pessoa. Os demais modos focam na visão de piloto, inclusive uma visão por dentro do capacete, que embora não deixem a desejar exigem um pouco mais de prática para conseguir jogar perfeitamente.

Monster Energy Supercross é uma experiência completa para os amantes do esporte radical.  Os vários modos de jogo online e principalmente off-line, a criação de pistas junto a possibilidade de compartilha-las online, dão ao game mais vida, valendo o investimento para quem realmente se identifica com o gênero. Existem pontos a melhorar, como queda de quadros e alguns efeitos que poderiam estar presentes, mas mesmo assim, é um jogo honesto que têm seu potencial.