Share Button

O mundo dos games sempre teve um espacinho reservado para os chamados TCGs (Trading Card Games). Isto é, o jogos de cartas (ou cardgames) que encantam os jogadores e os desafiam a criar as mais diversas estratégias para superar duelos intensos. Esse tipo de jogo sempre conseguiu arrebatar uma legião de fãs e, claro, dentro e fora dos games, existem muitos títulos de grande renome.

Entretanto, como o nosso foco é o mundo dos videogames, resolvemos criar uma lista com os 10 melhores jogos de carta (na nossa opinião). Conforme irá perceber, incluímos nomes recentes e alguns clássicos que marcaram a vida de muitos jogadores. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim… Vamos começar?

Magic: The Gathering Arena

Divulgação / Magic the Gathering Arena

Falar de jogos de carta e não citar Magic: The Gathering seria um pecado. Por isso, resolvemos iniciar a nossa lista com esse, que pode ser o maior nome entre os jogos de cartas. No caso, o “representante digital” desse nome lendário é o jogo Magic: The Gathering Arena, que ainda está na fase beta, mas já tem movimentado muitos fãs. Além do mais, a Wizards of the Coast, responsável pelo projeto, já anunciou que o game ficará muito forte na cena dos eSports em 2019.

Digimon Digital Card Battle

Divulgação / Digimon Digital Card Battle

Voltando um pouco no passado, caímos no ano 2000, quando Digimon Digital Card Battle foi lançado (para o primeiro PlayStation). Nessa aventura, tínhamos os monstros digitais em inúmeras versões de cartas, cartas de suporte, cartas mágicas e muito mais. Os combates eram altamente estratégicos e a história acompanhava a história da segunda série dentro do universo dos Digimon. Os desafios eram grandes e planejar cada jogada com muito cuidado era a única forma de evitar frustrações.

Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories

Divulgação / Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories

Continuando na “era do PS1”, relembramos também do icônico Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories. Lançado pela Konami em 1999, o game conseguiu aproveitar a empolgação que o anime havia gerado de uma forma magistral. As partidas eram bastante estratégicas, embora os efeitos secundários das cartas tivessem sido eliminados. De modo geral, foi um desafio que deixou muita gente frustrada, por conta dos adversários “apelões”.

Krosmaga

Divulgação / Krosmaga

Krosmaga é um dos grandes destaques atuais quando o assunto é TCGs. Misturando mecânicas de jogos de defesa de torres com jogos de cartas, o game se passa no universo de outros jogos famosos, como Dofus e Wakfu. Com batalhas eletrizantes, rapidamente ficou claro que o game havia sido criado com foco nas competições online. Enfim, é um jogo excelente que oferece um “approach” diferente no mundo dos jogos de cartas.

Slay the Spire

Divulgação / Slay the Spire

Falando em “approachs diferentes”, Slay the Spire, que recebeu o seu lançamento oficial em janeiro deste ano, é um game que tem chamado muita atenção. A aventura é uma combinação de jogos roguelike com jogos de carta. No game, os jogadores escolhem um personagem principal e embarcam em uma jornada cheia de perigos. Contudo, toda a jogabilidade e as batalhas seguem o padrão dos TCGs mais populares. No fim, a vontade de querer criar um baralho cada vez mais poderoso acaba deixando os jogadores “viciados” no game.

Culdcept Saga

Divulgação / Culdcept Saga

Chegando na metade da nossa lista com os 10 melhores jogos de cartas, relembramos o curioso Culdcept Saga. Lançado em 2006, para o Xbox 360, o game é mais um título de uma franquia que já tem uma longa história. O destaque da aventura vai para a sua mecânica, que combina elementos de jogos de tabuleiro com jogos de cartas. Realmente, apesar das animações horríveis, o game consegue prender a atenção de todos com o seu sistema “monopoly/TCG”.

Shadowverse

Divulgação / Shadowverse

Shadowverse é mais um game que costuma figurar entre os melhores jogos de cartas da atualidade. Aliás, esse jogo é constantemente comparado com o épico HearthStone, embora algumas das suas mecânicas sejam diferenciadas. Como ponto de singularidade, o game chama atenção por permitir que os jogadores promovam a evolução das cartas através da atribuição de Pontos de Status. Em síntese, Shadowverse é um TCG completo, que está disponível para diversas plataformas, inclusive para os smartphones.

Gwent: The Witcher Card Game

Divulgação / Gwent: The Witcher Card Game

Gwent: The Witcher Card Game teve a sua ideia retirada de um minigame que pode ser jogado no lendário The Witcher 3: Wild Hunt. Como não poderia deixar de ser, o pequeno jogo ganhou aprimoramentos e se transformou em um TCG de grande qualidade. Com um enorme apelo para os fãs da franquia The Witcher, o game garante duelos cheios de estratégias e com cartas que remetem ao lendário universo de uma forma muito interessante.

The Elder Scrolls: Legends

Divulgação / The Elder Scrolls: Legends

Jogos de cartas sempre foram conhecidos por seu aproveitamento de franquias famosas. Assim, The Elder Scrolls: Legends é um jogo de cartas que tem como base a famosa franquia The Elder Scrolls. Esse ajuste de grandes franquia para o moldes dos jogos de cartas costuma dar bons resultados e The Elder Scrolls tem um universo tão grande que não foi surpresa o projeto ter dado certo. Os duelos são interessantes e altamente estratégicos. Vale muito a pena conferir.

HearthStone

Hearthstone Banner Art - Partida
Divulgação / Hearthstone

Por último, mas não menos importante, temos HearthStone. O game desenvolvido pela Blizzard é um dos gigantes entre os melhores jogos de cartas. Fazendo uso do idolatrado universo de Warcraft, o game despontou no mundo dos eSports e teve um ganho enorme em sua popularidade. Além das mecânicas diferenciadas e do alto nível estratégico, o game é o primeiro jogo free-to-play da Blizzard. Isto é, trata-se de um game “must-play” para os fãs dos melhores jogos de cartas.

Mas é claro que ainda tem mais!

Chegando ao fim da nossa lista com os 10 melhores jogos de cartas, deixamos claro que esse gênero é altamente popular e sempre ofereceu opções de grande qualidade para os players. Desse modo, como se trata de uma lista baseada nas nossas percepções, contamos com a sua ajuda para refinar as nossas indicações.

Portanto, não deixe de compartilhar o post e de comentar. Com a sua ajuda, conseguiremos criar uma lista definitiva com os melhores jogos de cartas da história. Então, não deixe de participar! Até mais!