EspeciaisNotícias

Não foi só nos gramados: Relembre a trajetória de Maradona nos videogames

Nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, Diego Armando Maradona Franco faleceu aos 60 anos em sua casa, na cidade de Tigre, província de Buenos Aires, após sofrer um infarto, segundo o jornal argentino Clarín.

Um camisa 10 clássico, foi o maior craque da história do futebol argentino, virando ídolo na seleção de seu país, assim como no Boca Juniors e no Napoli.

Nos videogames, Maradona também mandava muito bem. Sua primeira participação foi em Peter Shilton’s Handball Maradona, lançado em 1986 pela Argus Software nas plataformas Amstrad, Commodore 64 e ZX Spectrum. Apesar do “Handball”, é um jogo de futebol baseado na Copa de 1986, onde Maradona fez seu famoso gol de mão, chamado de “La Mano de Dios”, pela Argentina contra a Inglaterra, que tinha como goleiro o jogador Peter Shilton, que também está no nome do game.

Depois disso, veio Diego Maradona World Football Manager, feito pela AMI para o Amiga em 1992. Trata-se de um game similar ao atual Football Manager, que infelizmente não é lançado mais no Brasil devido a burocracia envolvendo as licenças dos clubes e jogadores.

Mais adiante, Maradona esteve de forma não oficial no eterno International Superstar Soccer, onde seu jogador atendia pelo nome de “Redonda”, ao lado de seu companheiro de equipe “Capitale”, que era o nome dado para o também craque Batistuta no game.

Por fim, veio a era FIFA e Pro Evolution Soccer, e como Maradona é um dos maiores jogadores da história do futebol, sua presença neles nos últimos anos está sempre garantida. Em FIFA 21, por exemplo, ele é um ídolo no Ultimate Team, enquanto que em PES 2021 ele aparece no myClub.

Fonte: ESPN

Artigos relacionados