Share Button

Foi lançado hoje para PS4 o aguardado Gran Turismo Sport. Trata-se do sétimo título de uma das mais bem sucedidas franquias da história, que possui o melhor suporte para HDR num jogo de acordo com a Digital Foundry, podendo também ser jogado com o PlayStation VR.

Só que nem tudo são flores, infelizmente. Você deve estar se perguntando aonde estão as análises do game. No momento da publicação desta notícia, haviam apenas quatro no Metacritic. Conforme relatado pelo site ArsTechnica, que disse estar com uma cópia do jogo já faz alguns dias, os servidores do game estavam desligados e, sem conexão online, apenas uma pequena porção do conteúdo de Gran Turismo Sport fica disponível, o que impossibilita fazer uma análise consistente.

A Sony já havia comentado que é necessário estar conectado à internet para usar “a maioria das funcionalidades” do game.

Com o lançamento ocorrendo hoje, agora sabemos o que isso significa. Tudo, exceto o modo Arcade, fica inacessível se você estiver offline. Isto quer dizer, conforme relatou o site ArsTechnica, que você pode disputar corridas com a CPU, fazer time trials, drift trials, corridas para dois jogadores em tela dividida e usar a função de VR. Além disso, você tem acesso apenas aos carros que pistas que destravou enquanto estava online.

Se você não estiver conectado com a internet ou os servidores estiverem desligados, nenhuma outra parte do jogo pode ser acessada e não há como salvar o progresso que você fizer, significando que você perderá quaisquer créditos ou progressão de nível ganhos no modo Arcade.

O modo Campanha onde você tem “a chance de aprimorar suas habilidades no volante em quatro categorias diferente”, e as opções de comprar novos carros, ver sua garagem, editar os carros e até tirar fotos dos veículos, tudo isso fica indisponível se você estiver offline.

A razão para essa obrigatoriedade online em quase tudo, de acordo com a Sony, é o envolvimento com a FIA, que é a federação que cuida do automobilismo mundial. Pelo fato da entidade ter endossado o campeonato existente no game, a Sony decidiu exigir que você esteja online para “garantir que o progresso, disponibilidade de veículos e notas dos pilotos sejam mantidos com consistência”.

Particularmente eu não sou fã desse tipo de restrição. Imagine você estar lá jogando, prestes a finalmente ganhar aquela corrida dificílima após horas de tentativas, e a internet cai? Os créditos e progressão obtidos com isso seriam perdidos, algo que deixaria qualquer um muito frustrado.