Need for Speed™ Carbon
Seguindo a cartilha de algumas séries da EA, Carbon (2006) é mais um título que é lançado com pouco tempo de diferença para com seu antecessor (Most Wanted – 2005) e assim como acontece com outros títulos da gigante empresa norte-americana, apesar do bom trabalho o título da Black Box comete alguns equívocos, deixando novamente a clara sensação de que um pouco mais de tempo no desenvolvimento deixaria o jogo bem melhor.
Campanha divertida, história desprezível
O modo campanha de Carbon é bem divertido e traz logo de cara uma das novidades do novo jogo da franquia, as corridas nos Canyons, uma clara influência do filme Velozes e Furiosos 3 que estreou no mesmo ano do game da EA – 2006. A campanha toda gira em torno de uma guerra de gangues pelo controle de Palmont City, onde há quatro grandes regiões controladas por grupos diferentes e cabe ao jogador vencer as corridas para conseguir tomar o controle de cada região, que são dividas, a grosso modo, em Norte, Sul, Leste e Oeste, cada qual com suas características próprias.
Gameplay com boas novidades e alguns incômodos novos também
NFS Carbon trouxe em sua época algumas novidades bacanas, como uma nova modalidade de corrida – Canyon – e trouxe novamente a tona os famosos Muscle Cars, que fizeram muito sucesso nas décadas de 60, 70 e começo dos anos 80 nos EUA e Brasil, antes da crise do petróleo em 1973/74. Infelizmente o jogo também trouxe alguns novos problemas passando da mecânica mais “travada” e alguns momentos de lentidão sem motivo aparente.
Os bólidos também foram bem selecionados, com cada categoria tendo candidatos de peso, só para citar alguns temos os já clássicos da franquia Nissan 350Z e Toyota Supra na categoria Tuning, Porsche Cayman S e Lamborghini Gallardo para os Exotics Cars ao passo que os Muscles Cars estão muito bem representados com os famosos Shelby Mustang GT 500 1967 (60 Segundos) e o Dodge Charger R/T 1969 (Dukes of Hazzard).
Para fazer a alegria da galera há ainda uma vasta gama de opções para customizar seu carro, apesar da seleção de peças diversas e pinturas ser mais limitada, se comparadas com os games anteriores Most Wanted e Underground 2. O destaque fica por conta da sessão AutoSculpt, que permite personalizar a seu gosto determinadas partes das novas peças que você instala em seu carro, por exemplo, aumentar o tamanho da roda e pneus, personalizar as dimensões dos aerofólios entre muitas outras alternativas.
Para aumentar a vida útil do jogo há ainda um modo multiplayer competente, com destaque para duas modalidades bem divertidas para brincar de polícia e ladrão, além de muitos desafios para o modo single player, com os Rewards Cards, que estipulam determinadas tarefas que o jogador precisa cumprir para liberar novos carros e peças para customizar suas máquinas.
Novos incômodos
Infelizmente Carbon também traz uma lista generosas de problemas, a começar com os “Crew Member”, que são amigos que supostamente deveriam ajuda-lo nas corridas, com suas diferentes habilidades, desde a bloquear um adversário ou mostrar os cortas caminhos dos trajetos. Infelizmente, a inteligência artificial mostra suas deficiências o que impede que seu companheiro consiga realizar suas tarefas de modo proveitoso, muitas vezes se tornando inútil durante as corridas ou até mesmo atrapalhando o jogador. Um caso clássico desse problema é quando seu amigo está liderando a corrida e você vai ultrapassá-lo, nesse momento, o jogo não consegue definir uma prioridade para seu companheiro, que fica na dúvida se deixa o jogador passar na frente ou tenta manter a liderança, porém o que acaba acontecendo normalmente é que seu amigo acaba não fazendo nem um nem outro, atrapalhando e fechando o jogador, fazendo com que ambos percam posições, algo bem frustrante já que seu amigo supostamente deveria ajuda-lo! No final das contas, sua opção na hora de escolher um companheiro para as corridas é tentar pegar um que atrapalhe o mínimo possível.
Para lista ainda adicionamos alguns filtros gráficos usados em demasia para tentar dar uma sensação maior de velocidade e potência aos carros, que infelizmente comprometem a apresentação do jogo, com alguns efeitos que acabam ficando feios como o efeito de “vácuo” que seu carro cria ao atingir altas velocidades. Outro ponto negativo do uso exagerado desses efeitos é uma câmera que treme muito para simular a força com que os carros arrancam, porém o mesmo mais incomoda que adiciona e deixa a sensação que os carros estão “pregados” no chão, tirando parte da graça de ver seus carros fritando pneus e fazendo derrapagens (drifts e powerslide) nas corridas.
Há outros problemas, como carros dos inimigos que parecem “tanques de guerra”, já que mesmo que você bata com toda velocidade do seu carro no adversário não o fará com que ele se mova nem mesmo um centímetro de seu trajeto, algo bem comum nas modalidades Canyon Duel, ao passo que basta um leve toque de seus inimigos em seu bólido para que você perca o controle e bata. Outro incômodo problema é quando você bate em um carro da barreira policial e seu carro fica em cima do mesmo, impedindo que você consiga acelerar ou dar ré, o que resulta na prisão do jogador sem que ele possa tomar qualquer atitude para reagir.
São problemas que podem ser relevados, mas comprometem o trabalho final e poderiam ter sido facilmente resolvidos com um tempo maior no desenvolvimento, aliás, esses tipos de problemas são comuns em jogos anuais, que ou têm muitos bugs ou ficam anos sem apresentar boas novidades.
Bons gráficos com efeitos exagerados
Os gráficos de Carbon seriam nota 10 se não fosse o exagero dos produtores nos filtros gráficos e sonoros, como o já citado e feio efeito de vácuo que se forma atrás de seu carro quando o mesmo atinge altas velocidades. Se há exagero nos efeitos de Blur entre outros, a modelagem dos veículos é uma das melhores se comparada com os títulos anteriores, com todos os carros minuciosamente representados, destaque para os Muscle Cars, que possuem muitos detalhes como os frisos presentes nas janelas e para-lamas. As texturas em alta definição completam o bom trabalho nos veículos e também ajudam a dar vida a Palmont City, que apesar de não ser tão carismática como as cidades vistas em Most Wanted e Underground, consegue ter seu charme próprio e servir como um bom local para os mais diversos rachas.
Dica para ajudar nos travamentos constantes
Para os que tiverem jogando Carbon para PC e não aguentam mais ver o jogo travando toda hora, vale uma dica que vi na internet e funcionou comigo. Como a EA não irá lançar mais nenhuma atualização para corrigir o problema, uma solução paliativa é excluir a pasta “MOVIES” presente no diretório onde o jogo foi instalado – normalmente fica na pasta “Arquivos e Programas”. Como disse antes, essa é uma solução paliativa e pode não funcionar com todos, como também pode acarretar outros problemas, portanto sempre deixe uma cópia de segurança da pasta antes de removê-la por completo.