Com lançamento marcado para o dia 11 de novembro por US$ 60, o NES Classic Edition virá com 30 jogos do Nintendinho na memória e a Nintendo deixou claro que não será possível inserir mais games dentro do aparelho.
Depois que muitos sites estrangeiros receberam o mini console para analisar, alguns deles resolveram desmontá-lo e descobriram que seu hardware é mais poderoso do que o encontrado dentro do 3DS e Wii.
Veja abaixo as configurações de cada sistema:
NES Classic Edition:
- SoC: Allwinner R16 (4x Cortex A7, Mali400MP2 GPU)
- RAM: Hynix (256MB DDR3)
- Flash: Spansion 512MB NAND
- PMU: AXP223
3DS:
- CPU: Dual-Core ARM11 MPCore, single-core ARM0 (804 MHz ARM11 MPCore quad-core + single-core extra mais fraco no New 3DS)
- RAM: 128MB FCRAM, 6MB VRAM (256MB, 10MB VRAM no New 3DS)
- GPU: DMP PICA200 GPU (804 MHz DMP PICA200 no New 3DS)
Wii:
- CPU: IBM PowerPC “Broadway” 729MHz
- RAM: 88MB, 24MB MoSys 1T-SRAM, 324 MHz, 2.7GB/s de largura de banda
- GPU: ATI “Hollywood” 243 MHz
Uma das razões para o hardware do mini NES ser melhor é que ele precisa emular e rodar os jogos na TV em um sinal de 1080P nativo. Por outro lado, a tela do 3DS é de míseros 240P e o Wii só consegue rodar os jogos em até 480P.
Outro fator que explica porque o NES Classic Edition tem um hardware mais poderoso é que na verdade ficaria mais caro criá-lo com tecnologia similar a do 3DS e Wii atualmente. A Nintendo então decidiu escolher um chipset que fosse barato de produzir em massa nos dias atuais, o que acabou fazendo o hardware do mini console ser mais poderoso que do 3DS e Wii.
Todo esse poder de fogo para rodar jogos de NES. E eu aqui tentando descobrir uma maneira de pegar um desses para mim.