Share Button

nintendinho-30-anos

Ontem, domingo, foi aniversário de um dos melhores consoles de todos os tempos. Há 30 anos atrás, o Nintendo Entertainment System, NES ou Nintendinho, era lançado nos Estados Unidos.

Foi um sistema revolucionário na época, que fez o mercado de consoles caseiros renascer após o crash norte-americano de jogos eletrônicos de 1983.

Naqueles dias, a Nintendo era a líder absoluta na indústria de games, especialmente durante os primeiros anos de vida do NES. Lugar onde nasceram as franquias Super Mario, Zelda Metroid, o console também contava com um suporte massivo de títulos third party. Sua biblioteca de jogos era incomparável. Muitos consideram-na a melhor da história mesmo hoje. Alguns de seus acessórios também foram marcantes, como a pistola Zapper ou a famosa Power Glove, que apesar de ruim para jogar, ficou para sempre na memória dos jogadores daquele período.

No Brasil, o Nintendinho era mais conhecido pelos seus clones Phantom System, Dynavision II, BIT System e Top Game. O console oficial mesmo só chegou no país em 1993.

Sem o NES, jogos como conhecemos hoje nunca teriam existido. Então parabéns NES, e muito obrigado!