GamesNotíciasr7

Nintendo ataca novamente, proibindo veiculação na internet de um guia de Super Mario 64 de 1996

Em mais uma medida tomada contra qualquer um que faz uso de suas IPs, esta semana a Nintendo decidiu proibir a veiculação na internet de um guia de Super Mario 64 que havia sido publicado originalmente em 1996 no Japão.

O guia, chamado de Super Mario 64 Complete Clear Guide, tinha sido colocado há alguns dias no Internet Archive, atraindo a atenção da Nintendo, que exigiu que o conteúdo fosse retirado do ar ou então processaria os responsáveis.

O legal deste guia é que ele mostra dioramas que servem como mapas tridimensionais para os jogadores. Ele nunca foi reimpresso ou disponibilizado oficialmente fora do Japão. Portanto, a única forma de obtê-lo era comprando de alguém no eBay por alguma quantia exorbitante.

O perfil de Twitter Comfort Food Video Games, responsável por divulgar gratuitamente o guia no Internet Archive, disse ao site Kotaku que lamenta a decisão da Nintendo. Ele afirmou também que “adoraria disputar a legitimidade disso e como a Nintendo of America teria algo a ver com um guia da Gem Books licenciado pela Nintendo of Japan de 1995, mas realmente não tenho como lutar contra a equipe jurídica da Nintendo”.

“Embora eu entenda completamente a proteção da IP e dos direitos autorais de alguém, não achei que estava prejudicando ninguém digitalizando e disponibilizando um guia de 27 anos que não é mais impresso. Sinceramente, acho que ajuda a Nintendo enquanto prejudica apenas aqueles que vendem este guia por literalmente centenas de dólares. Tudo o que eu queria fazer era espalhar meu amor por este guia incrível e também o meu amor pela empresa”.

Artigos relacionados