GamesNotíciasr7

Nintendo diz que bloqueou emulador Dolphin no Steam para proteger seu trabalho e criatividade

Após os criadores do emulador Dolphin terem adiado indefinidamente o lançamento dele no Steam, a Nintendo confirmou estar por trás disso e explicou por que tomou medidas para bloquear a chegada do popular emulador de GameCube e Wii no serviço da Valve.

Muitos usuários dizem que os emuladores em si podem ser utilizados legalmente e que o uso de ROMs de jogos protegidos por direitos autorais é ilegal. Foi sugerido então que o Dolphin foi alvo da Nintendo porque inclui a Wii Common Key, uma chave criptográfica usada pelo Wii para descriptografar jogos.

A Nintendo parece estar usando isso para bloquear a chegada do emulador ao Steam, alegando que o uso da Wii Common Key burla as medidas de proteção contra pirataria. A maioria dos emuladores não faz isso, ou então exige que os jogadores obtenham seus próprios arquivos de BIOS do console, de modo a proteger os emuladores de ações como essa.

“A Nintendo está empenhada em proteger o trabalho árduo e a criatividade dos engenheiros e desenvolvedores de videogames. Este emulador contorna ilegalmente as medidas de proteção da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos”, disse um porta-voz da empresa ao site Kotaku.

“O uso de emuladores ilegais ou cópias ilegais de jogos prejudica o desenvolvimento e, em última análise, sufoca a inovação. A Nintendo respeita os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e, por sua vez, espera que os outros façam o mesmo.”

Após o bloqueio do Dolphin no Steam, o desenvolvedor e expert em emulação, Modern Vintage Gamer, publicou um vídeo alegando que o Dolphin dificilmente ganhará esta batalha justamente por causa do uso da Wii Common Key, estando inclusive surpreso do emulador não ter sido retirado do ar também no seu repositório do GitHub.

Via VGC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!