Share Button

nintendo_mobile

Há muito tempo é especulado se algum dia a gigante dos videogames portáteis Nintendo iria, algum dia, começar a fazer jogos para o universo mobile. Pois é, esse dia finalmente chegou.

A Nintendo acaba de fechar um acordo com a distribuidora de jogos mobile DeNA, que inclui a criação de jogos e aplicativos com a marca Nintendo, os quais ambas empresas irão desenvolver especificamente para o mercado de smartphones.

Não se trata simplesmente de portar um jogo para eles, mas sim criar novos jogos originais que sejam otimizados para a plataforma smart. O foco principal será nos sistemas iOS e Android, ou seja, nada de Windows Phone por enquanto. A Nintendo também confirmou que IPs como Mario, Zelda, Metroid, Pikmin Animal Crossing poderão também dar as caras na nova plataforma.

Nintendo também confirmou que está desenvolvendo, como parte do acordo, um sistema central compatível com uma vasta variedade de aparelhos, incluindo PCs, smartphones e tablets, assim também como os videogames da empresa. Contudo, ainda não está claro como isso vai funcionar, mas aparentemente a Nintendo está se referindo ao serviços digitais que unem consoles, smartphones, PCs e tablets.

Em um evento para a imprensa feito hoje no Japão, Iwata explicou que novo serviço de subscrição irá envolver tanto o Nintendo 3DS quanto o Wii U, assim também como o próximo videogame da empresa. Satoru Iwata também disse – “Ao contrário do Club Nintendo que a Nintendo vem operando, o novo serviço de subscrição irá incluir múltiplos aparelhos e criar uma conexão entre a Nintendo e cada consumidor não importando qual aparelho ele estiver usando.”

Falando um pouco sobre a DeNA, ela é uma empresa bastante conhecida por usar a plataforma Mobage, uma das mais populares plataformas de jogos mobile no Japão, assim também como a distribuidora ngmoco, que lançou jogos como RolandoToppleWe Rule.

Nintendo também adquiriu 10% das ações da DeNA, enquanto que a distribuidora de jogos mobile adquiriu 1.24% das ações da Nintendo.