Notícias

Nintendo revela novas estratégias após crise; empresa vai investir na área de saúde e smartphones

E aconteceu nesta quinta-feira (30) a tão aguardada conferência da Nintendo com os seus investidores e acionistas, reunião essa que a empresa prometia revelar seus planos para o futuro. Satoru Iwata, presidente da companhia, se desculpou por todos os prejuízos e problemas com o Wii U – apenas 2,8 milhões foram vendidos no ano passado – e assumiu a responsabilidade dos péssimos resultados do seu terceiro ano fiscal consecutivo no negativo – mas ele não pretende deixar o cargo. O CEO deu uma prévia da mudanças na estrutura de negócios da Nintendo, confira abaixo os principais tópicos:

Smartphone e tablets

Foram muitos os boatos relacionados com a Nintendo e smartphones, e apesar de Iwata confirmar que não levará suas principais franquias para os dispositivos móveis, a empresa vai mesmo investir no setor. Segundo o presidente, os tablets e smartphones possuem um papel fundamental que pode expandir a experiência nos videogames, e com isso seu objetivo é lançar uma série de aplicativos que atraiam a atenção dos usuários para os produtos Nintendo. A Microsoft e a Sony já possuem ferramentas similares nos celulares, como o SmartGlass e o PlayStation App, respectivamente. Apesar de negar o lançamento de Mario e cia nos dispositivos, Iwata disse não ter restrição à equipe de desenvolvimento, incluindo a possibilidade de “criar games usando nossos personagens“.

Wii U

O maior problema da Nintendo, o Wii U. O que fazer com esse elefante branco (ou preto)? Deixá-lo mais barato não é uma opção, como deixou claro o executivo ao dizer que a plataforma já vem colhendo prejuízos. Porém, Iwata não pretende desistir do aparelho, e disse que suas principais mudanças vão ocorrer numa futura atualização do sistema para melhorar a interface e navegação dos usuários, prevista para julho, no controle-tablet Game Pad e nos futuros títulos.

O Game Pad, visto por alguns como uma grande inovação por usar uma segunda tela, não foi bem utilizado e o próprio Iwata admite que a empresa não conseguiu “oferecer um jogo que enriqueça a experiência do jogador que interage sozinho com o Game Pad“. Assim, ele prometeu que uma das prioridades é criar títulos que aproveitem melhor a função do dispositivo, como poder jogar games do portátil Nintendo DS usando sua segunda tela, que estarão disponíveis no Virtual Console, o serviço de vendas de jogos antigos da Nintendo. Todos os serviços e plataformas deverão ser unificados em uma única conta da Nintendo Networks.

Investimento em saúde e qualidade de vida

Foi com o Wii que os jogos fitness e de saúde explodiram no mercado (Wii Fit e Wii Fit Plus venderam mais de 27 e 22 milhões, cada), sendo que seus jogos eram usados inclusive em terapias de saúde em clínicas e hospitais, o que despertou o interesse da empresa no setor. Segundo Iwata, a Nintendo fará o lançamento de uma “plataforma de melhoria na qualidade de vida” até 2017. A ideia é fazer algo do estilo do Wii Fit: criar uma ferramenta que as pessoas usem no seu dia a dia, de forma divertida, e que possam monitorar sua saúde e fazer prevenção de doenças. Porém Iwata foi muito vago sobre o projeto, não revelando muita coisa (é um software, hardware, periférico?), mas prometeu mais detalhes nos próximos meses.

Jogos

A principal linha de combate: os jogos. Satoru Iwata disse estar pensando numa maneira de reduzir o preço dos jogos, que podem variar de acordo com a região. A empresa também pretende investir na localização de seus títulos nos idiomas de cada região, para assim ter um contato melhor com os seus consumidores. Isso explica a vaga de emprego que a companhia abriu esses dias para um profissional traduzir seus jogos para o português do Brasil. Uma das possíveis novas medidas, seria oferecer descontos “recompensas” aos jogadores que gastarem mais em jogos online (quanto mais jogos comprar, maior o desconto) ou por fazer indicações de títulos aos amigos e outros usuários, aumentando assim a sua base de jogadores.

Iwata ainda disse que será mais flexível em “licenciar nossos personagens em áreas que não trabalhamos no passado” e que a empresa vai “expandir ativamente o nosso modelo de licenciamento, o que inclui a busca por novas parcerias“. O que isso quer dizer? Não sabemos ao certo, mas não espere ver Mario em um jogo junto com Kratos ou Master Chief. A empresa provavelmente vai “emprestar” seus famosos personagens para produtoras third parties, e quem sabe até não role uns encontros inusitados, como Mario e Rayman, Metroid e Dead Space ou Zelda e Dragon Age (sonhar não custa nada).

A empresa também divulgou sua lista de jogos para Wii U e 3DS em 2014 – e apesar do discurso, a lista não é muito animadora. Chama a atenção é a ausência de “Watch Dogs” da Ubisoft, o que pode indicar o seu cancelamento.

Confira abaixo a lista de títulos para 2014:

Wii U – Jogos da Nintendo

  • Wii Fit U – 10/01/2014
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze – 21/02/2014
  • Mario Kart 8 – segundo trimestre/2014
  • Hyrule Warriors
  • Super Smash Bros.
  • Bayonetta 2
  • Novo título desenvolvido pela Monolith Software

Wii U – Jogos de outras empresas

  • The Amazing Spider-Man 2
  • Scream Kitty and his Buddy on Rails
  • Armillo
  • Wooden Sen’Sey Neko
  • Teslagrad
  • The LEGO Movie Video Game
  • Lego The Hobbit
  • Shovel Knight

Nintendo 3DS – Jogos da Nintendo

  • Bravely Default – 07/02/2014
  • Professor Layton and the Azran Legacy – 28/02/2014
  • Yoshi’s New Island – 24/03/2014
  • Disney Magical World – 11/04/2014
  • Super Smash Bros.
  • Kirby: Triple Deluxe
  • Mario Golf: World Tour

Nintendo 3DS – Jogos de outras empresas

  • Cut the Rope: Triple Treat
  • The Amazing Spider-Man 2
  • Conception II: Children of the Seven Star
  • Legends of Oz: Dorothy’s Return
  • Siesta Fiesta
  • One Piece: Romance Dawn
  • 1001 Spikes
  • Moon Chronicles
  • Retro City Rampage
  • The LEGO Movie Video Game
  • Lego The Hobbit

E você leitor, o que achou das mudanças de estratégias da Nintendo? Vão elas realmente ajudar a empresa, ou Satoru Iwata está apenas prolongando o fim inevitável? Deixe sua opinião aí nos comentários, nós queremos saber!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!