Share Button

por Márcio Alexsandro Pacheco

Wii

Há exatos sete anos, no dia 19 de novembro de 2006, a Nintendo lançava nos EUA – e somente um mês depois no Japão – o console que iria dominar a sétima geração dos videogames e ser louvado por milhões de famílias: o Wii, junto com 33 títulos. Foram mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo mundo até hoje, o que o coloca como o terceiro videogame de mesa mais vendido da história, ficando atrás apenas do PlayStation 2 e do primeiro PlayStation.

O videogame da Nintendo revolucionou a indústria ao usar sensores de movimentos e os controles sem fio Wii Remotes. Não a toa, o seu protótipo se chamava “Revolution“. Lembro que o anúncio do Wii gerou bastante polêmica, principalmente por se tratar de um sistema bem inferior ao seus dois principais concorrentes: o Xbox 360 e PlayStation 3. Até mesmo o seu estranho nome era motivo de chacota e revolta, e inclusive aqui quem vos escreve acreditava que o console seria um grande fracasso. Esse pensamento começou a mudar quando assisti ao comercial de lançamento nos EUA, confira abaixo:

O Wii vendia igual água no deserto, primeiro por apresentar funcionalidades totalmente diferentes, segundo porque tinha um grande apelo para ser jogado com toda a família ou grupos de amigos, e terceiro porque era muito mais barato do que os outros dois consoles. Ele foi o responsável por recolocar a Nintendo no posto de número 1, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos. A forma de como se escreve “Wii“, com duas letras “i” minúsculas, se refere a duas pessoas de pé jogando. A mudança de nome de “Revolution” para “Wii” gerou grande revolta no mundo, mas a Nintendo deu uma boa explicação para ele: “Wii soa como “nós”, em inglês, que enfatiza que o console é para todos. Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa o idioma que falam. Sem nenhuma confusão. Não há necessidade de abreviar. Apenas Wii“.

Levou apenas um ano para o Wii superar as vendas do Xbox 360, que já estava no mercado dede 2005 dominando as vendas do mercado de consoles domésticos. A procura pelo console era tão grande que a Big N tinha uma produção de cerca de 2,4 milhões de unidades por mês em todo o mundo. Porém, hoje em dia ele não tem o mesmo status, e muitos gamers acabaram migrando para o Xbox 360 e o PS3, ambos com vendas atuais na casa dos 80 milhões globais.

comercial PS3 vs Wii

Nem mesmo seu irmão mais novo, o Wii U, conseguiu manter a fama tão facilmente conquistada pelo antecessor, com vendas que mal chegam na casa dos 4 milhões, desde o seu lançamento no final de 2012. Para se ter uma ideia, o PS4 vendeu 1 milhão de unidades, apenas nas primeiras 24 horas, número que levou meses para a Nintendo alcançar com o seu Wii U.

Mas enfim, mesmo que a Nintendo tenha cometido um grande fail com o seu Wii U, o nosso querido Wii sem dúvida nenhuma deixou o seu nome na história dos videogames, sendo que apenas nos EUA vendeu mais de 44 milhões de unidades (território onde foi mais comercializado). Seu jogo mais vendido é o “Wii Sports“, seguido por “Mario Kart Wii“, entre outros diversos títulos que divertiram, e continuam divertindo milhões de famílias ao redor do mundo. Deixamos aqui nossos parabéns e homenagem ao Nintendo Wii!

 nintendo-wii