Share Button

Após a Microsoft ter divulgado as especificações do seu novo console, Xbox Scorpio, muita gente ficou impressionada com as novidades. Contudo, no ponto de vista da perspectiva de mercado, ainda existem perguntas sem resposta, como por exemplo quanto ele custará, quais jogos serão lançados com ele e como ele fará para chamar a atenção daqueles que não são jogadores hardcore.

Vários analistas da indústria de games deram sua opinião sobre o Scorpio. De acordo com David Cole, chefe da DFC Intelligence, no último relatório da DFC foi notado que “mais e mais desenvolvedores estão optando por não lançar versões para Xbox One de seus jogos” e que “Scorpio não lhes dão razão para mudar isso porque é realmente focado nos fãs hardcore de Xbox que já estão convertidos”.

Lewis Ward, Gerente de Pesquisa da IDC, ressaltou as capacidades técnicas do console e considera que seu ponto forte estará em “disponibilizar grandes novas experiências de RV e RA (Realidade Virtual e Realidade Aumentada) e ao mesmo tempo manter uma retrocompatibilidade mais ou menos perfeita com todos os outros aspectos do universo de entretenimento Xbox”.

O conhecido Michael Pachter, da Wedbush Securities, também opinou e focou em falar do preço, dizendo que se o Scorpio custar mais de US$ 400 dificilmente conseguirá competir com o PS4 Pro, mas que se for vendido por este valor ou menos, poderá ganhar algum mercado entre aqueles que possuem TVs 4K.

Piers-Harding Rolls, chefe de pesquisa de games da IHSMarking, ressaltou que “as especificações de alto nível sugerem que o Scorpio chegará ao mercado por um preço maior do que o PS4 Pro quando foi lançado em 2016”. Adicionalmente, ele afirmou que por US$ 500 “parecerá uma barganha” e estima que o hardware custe cerca de US$ 650 para ser produzido, ou seja, a Microsoft teria de vender o console por US$ 700 ou mais se quiser ter alguma margem de lucro.

O CEO da SuperData, Joost van Dreunen, ficou surpreso com o Scorpio e acredita que a Microsoft acertou em cheio, pois com ele a empresa busca voltar a ter competitividade nesta geração que tem sido dominada pela Sony. Contudo, ele está preocupado com a falta de atenção com os jogadores casuais.

Por fim, o analista da NPD, Mat Piscatella, acredita que o Scorpio poderá fazer com que as vendas do PS4 sejam superadas pelo Xbox nos Estados Unidos neste ano, comentando que a “adoção entre a audiência hardcore poderá ser significativa” e que apesar do console mirar em um audiência restrita, “é o nicho no qual é necessário colocar o Scorpio para adoção em longo prazo da maior parte do mercado”.

Piscatella complementou dizendo que “No final das contas, entretanto, as pessoas compram consoles para jogar grandes jogos. Não importa o quão incríveis são as especificações técnicas, se conteúdo atrativo não aparecer, a maior parte do mercado não o adotará”.

Via GI.biz