Share Button

Matt Costello, renomado roteirista que assina inúmeros trabalhos consagrados para jogos de computadores, consoles, livros e televisão nos Estados Unidos e na Inglaterra, irá ministrar dois workshops de roteiro para videogames durante o 14º Cultura Inglesa Festival. Ambas são gratuitas e abertas ao público.

Responsável por jogos como The 7th Guest (1993), sua continuação The 11th Hour (1995) e Doom 3 (2005), fará palestras gratuitas entre 11 e 14 de maio, no Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros – São Paulo). Além de Costello, o evento terá a presença da professora Dra. Renata Gomes, com o tema “Videogame: imagem, narrativa”, na parte da manhã, às 9h do primeiro dia. O roteirista vai realizar sua palestra às 19h, sobre “História, gameplay e o Desafio Criativo”, comentando as estratégias e o desenvolvimento para construção de roteiros para o gameplay.

Renata Gomes é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com a tese intitulada “Agentes Verossímeis: a construção dos personagens autônomos nos games”. É coordenadora da pós-graduação lato sensu de Criação de Imagens e Sons em Meios Eletrônicos e professora do Bacharelado em Audiovisual do Senac-SP. Tem artigos publicados em livros do Brasil e no exterior, dentre os quais uma contribuição ao livro “Mapa do Jogo”, vencedor do prêmio Jabuti 2009.

Matt Costello escreveu clássicos como videogame The 7th Guest, lançado para PC em 1993, um dos primeiros jogos em CD-Rom do mundo e, portanto, pioneiro pelo uso de gráficos 3D, como o Shellshock-Nam ‘67 (desenvolvido por Guerrilla Games e Eidos, vendeu mais de 900.000 cópias), Bad Boys 2 (desenvolvido para Empire) e Doom 3 (Id Software). Em 2005, Doom 3 foi o primeiro jogo a ser premiado em cinco categorias no E3 –a maior feira mundial de videogames cuja premiação anual é reconhecida como o “Oscar dos Games”- incluindo o Prêmio da Crítica. Costello também colaborou na criação de jogos premiados para crianças, como, por exemplo o educativo Alladin’s Mathquest desenvolvido para a Disney em colaboração com a especialista matemática Marilyn Burns, além de dois jogos matemáticos para a central de jogos online infantis no site do canal PBS (Public Broadcast System, a principal televisão pública dos EUA), baseados no programa infantil de animação Cyberchase, sucesso na programação da emissora. Também é designer de jogos RPG –Role Playing Games- e de tabuleiro, incluindo Call of Cthulhu, Batman, Lone Wolf & Club e Dungeons and Dragons, o maior clássico do gênero RPG, um gênero dos jogos em vídeo ou em tabuleiro no qual os jogadores representam personagens de um determinado universo. Também conhecido como D&D, Dungeons and Dragons apresenta um universo de regras em um mundo de fantasia com elementos mágicos de inspiração medieval. Em 1997 ele foi co-criador para o Disney Channel de uma das primeiras grandes experiências interativas na TV, durante a qual foi criada a marca ‘TV you do – TV que você faz’ da emissora. Matt Costello ainda trabalha como consultor interativo e criativo para muitos clientes, incluindo o filme Titanic de James Cameron, a BBC e empresas de vídeo game e televisão ao redor do mundo, incluindo PBS e The Disney Channel.

Para receber mais informações sobre o processo de inscrição, sobre o calendário de atividades e sobre o conteúdo da palestra os interessados devem entrar em contato com a organização do Festival através do email [email protected] ou pelo telefone: (11) 3095.4466.

É uma excelente oportunidade para quem gosta de videogames ver como funciona as coisas em seu desenvolvimento. O primeiro passo na produção de um game (assim como um filme, seriados, animação, etc) é a elaboração de seu roteiro, personagens, cenários, etc. Evento imperdível!

*Infelizmente não poderei ir… snif-snif