Share Button
LENDA COMPROVADA: ESCAVAÇÃO ENCONTRA CARTUCHOS DE “E.T.” ENTERRADOS PELA ATARI EM DESERTO

Os videogames estão disponíveis comercialmente há quase 48 anos, desde 1971, pouco tempo para que eles se tornassem artefatos culturais sepultados em prédios e lugares abandonados.

Mas a decadência exerce sua magia rapidamente em nossas estruturas esquecidas. Depois de apenas alguns anos sendo abandonado, um edifício pode ser rapidamente invadido por poeira, corrosão e forças naturais invasivas, como ervas daninhas, ratos, baratas e pássaros que se revolvem através de objetos feitos pelo homem e lentamente os transformam em escombros e detritos.

Como já havíamos falado em outra publicação, ao longo da última década, os entusiastas ousados ​​chamados exploradores urbanos documentaram o mundo dos prédios abandonados, muitas vezes compartilhando fotos de suas viagens online. Suas fotos ilustram nitidamente o que já foi considerado futurista e de alta tecnologia e o que agora é cápsulas do tempo abandonadas.

Separamos os trabalhos visuais de sete exploradores que enfrentaram as estruturas negligenciadas do homem para nos trazer beleza instigante no meio da decadência. Também veremos como os videogames podem servir como pistas culturais, mostrando como as pessoas de uma determinada época viviam. Portanto, preste atenção ao que você deixa para trás – um dia isso se tornará uma grande parte de como o futuro nos julga como uma civilização.

Jogos do Atari 2600

Enquanto explorava uma fábrica abandonada de eletrônicos em Chicago, o fotógrafo Neil Harris descobriu esses três cartuchos de jogos Atari 2600 abandonados no chão: Ice Hockey, Donkey Kong, e Asteroids. Eles sem dúvidas trouxeram alegria a alguém, mas desde então foram esquecidos e deixados para apodrecer como artefatos de nosso passado cultural não muito distante (Foto: Neil Harris)

Action Set do NES

Em algum lugar em Cope, Colorado, fica o abandonado Triple L Motel, podemos observar um carro abandonado estacionado do lado de fora. Em 2013, um explorador urbano que atende pelo nome de Withered Perception localizou esse Action Set do NES – e alguns controles extras – em uma das salas. Apesar de um forte desejo de resgata-lo do esquecimento, ele manteve o código do explorador urbano: “Não faça nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas“. (Fotos: Withered Perception)

Atari 5200

Lançado em 1982, o Atari 5200 foi a tão esperada continuação da Atari em seu lendário Atari 2600 e teve como principais competidores o Mattel Intellivision e o Colecovision. Controles sofisticados e uma biblioteca de jogos de arcade requentado não conseguiram animar os consumidores, e a ruína do videogame na América do Norte chegou ao fim em 1983. Juntos, isso significava doação do console.

Em 2011, um curioso explorador chamado Dominick DePaolo encontrou um console 5200 largado entre as folhas nas ruínas do Old Mohawk Tannery em Nashua, New Hampshire. Muitos locais abandonados são usados ​​como despejo de lixo, o que é provavelmente como ele chegou lá. (Foto: Dominick DePaolo)

Controle do PlayStation 

Em algum lugar no Reino Unido, há uma casa incendiada que foi abandonada. Em 2009, um explorador urbano chamado Thirtyfootscrew encontrou este controle do primeiro PlayStation entre um isolamento de fibra de vidro. “Foi realmente no andar térreo”, escreve ele. “Mas o teto / sótão desmoronou quando o prédio se incendiou.” Mesmo entre cenas de tragédia, os artefatos de videogame servem como pistas de estilo de vida daqueles que habitavam esses espaços. (Foto: Thirtyfootscrew)

Um Verdadeiro Pitfall


Em março de 2015, o fotógrafo Steven Bley estava explorando uma mansão abandonada em algum lugar no estado de Nova York quando encontrou uma sala com um piso desabado – literalmente um poço no meio da casa. Em outra sala, ele encontrou um cartucho da “Activision Pitfall” para o Atari 2600. Colocando o cartucho próximo ao buraco, Bley montou essa foto inesquecível que dá vida a um GENIAL trocadilho visual. (Foto: Steven Bley)

Controles entre o Lixo


Na década de 1960, o Royal Hawaiian Motel em Baker, Califórnia, era um lugar vibrante. Com o tempo, o tráfego para a cidade do deserto diminuiu, e o motel caiu em ruína. Mesmo neste estado, ele permaneceu aberto para os negócios pelo menos até 2006, quando o fotógrafo Jared Eberhardt tropeçou nesta sala abandonada cheia de lixo tecnológico. Entre o que parece ser a pior festa já jogada, pode-se ver um emaranhado de cinco controles do Atari 2600 cobertos de mofo – e sim, esse a direita é um monitor Apple II. (Foto: Jared Eberhardt)

Hospital Assombrado


Letchworth Village é bem conhecido entre os exploradores urbanos no Condado de Rockland, em Nova York, como um complexo abandonado assombrado que já abrigou doentes mentais.  Era uma instituição construída para pessoas com deficiência física e mental de todas as idades. Enquanto explorava o site em 2006, o fotógrafo Peter de AllAbandoned.com encontrou essa cena em um dos prédios abandonados do hospital. Ele achava que tinha acertado o ouro dos videogames, mas as caixas estavam vazias. Anos antes, alguém que administrava uma loja chamada “Game Stop” usava um dos prédios para armazenamento e deixava pouco valor para trás. Quem sabe – talvez ainda esteja lá hoje, sentindo a agitação da natureza e se tornando a poeira de amanhã. (Fotos: AllAbandoned)