Notícias

Ordem Judicial brasileira proibe venda da expansão de GTA IV no mundo

Você já deve ter ouvido falar da expansão “The Ballad of Gay Tony”, do popular jogo “GTA IV” (esse com certeza você conhece) da Rockstar Games, não é?

Pois então olha só o pepinão que a empresa se envolveu por usar uma música não autorizada do cantor menor de idade brasileiro MC Miltinho (ele tem oito anos), e composta pelo pai dele, Hamilton Lourenço, que está presente na expansão.

Os advogados do rapaz entraram com um pedido na 3ª Vara Cível de Barueri para impedir que a Rockstar Games e a Synergex do Brasil de comercializar e distribuir em todo o MUNDO (é isso aí mesmo) a expansão “Episodes From Liberty City”, de “Grand Theft Auto IV”, para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

A música funk “Bota o dedinho pro Alto”, presente na expansão “Ballad of Gay Tony”, teria sido usada sem autorização de seus autores. Além da proibição de comercialização do game, o compositor e o filho pedem também indenização material e moral no valor de R$ 500 mil.

A música, na trilha oficial do jogo, está batizada como “Daniel Haaksman – Conga Kid feat. MC Miltinho”.

Segundo o comunicado, a Rockstar chegou a apresentar um documento que autorizaria o uso da canção no jogo, mas assinatura não confere com a dos autores da ação.

Leia a íntegra o despacho proferido pela 3ª Vara Cível de Barueri:

Despacho ProferidoFls. 115/117: vistos. Melhor analisando os autos, observo que a obra musical utilizada no repertório da trilha sonora do jogo “Gand Theft Auto IV” intitulada “Bota o Dedinho pro Alto”, conforme se verifica a fls. 54, é de propriedade do Co-Autor Hamilton (fls. 37/42). A assinatura do documento denominado concessão de direito não foi reconhecida pelo Autor (fls. 79 e 104), razão pela qual, DEFIRO “in audita altera pars” a antecipação da tutela pleiteada. Portanto, determino que a Ré Rockstar Games se abstenha da veiculação do jogo em testilha, versão “Episodes From Liberty City”, recolhendo os exemplares distribuídos ao redor do mundo; bem como que a Co-Ré Synerges do Brasil se abstenha de distribuí-lo em território nacional, retirando do mercado a aludida mídia, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Expeçam-se carta rogatória e mandado para citação e intimação das Rés, conforme determinado a fls. 112. Sem prejuízo, esclareça a Escrevente responsável pelo cumprimento do processo, acerca das reclamações de fls. 116, no prazo de 48 horas. Int.

Isso ainda vai dar muito pano pra manga, com a possibilidade do jogo ser retirado das prateleiras das lojas, não só do Brasil mas em todo mundo, assim como as versões digitais por download.

O negócio vai ser aguardar e ver como essa história vai terminar (quem sabe o MC Miltinho lança algum outro remix de “sucesso” até lá).

Enquanto isso confira um vídeo de uma baladinha usando o Hit “Bota o dedinho pro Alto”.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!