NotíciasYahoo

Organização Mundial da Saúde define vício em videogame como doença

Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a atualização mais recente de sua Classificação Internacional de Doenças (CID), que acrescenta o vício em videogames à sua lista de doenças modernas.

No ano passado a organização já havia colocado o vício em games sob sua seção de comportamentos potencialmente prejudiciais relacionados à tecnologia, incluindo o uso excessivo de “internet, computadores, smartphones” e muito mais.

O transtorno é definido pelo órgão “como um padrão de comportamento de jogo (jogo digital ou videogame) caracterizado por controle deficiente sobre jogos, aumentando a prioridade dada aos jogos sobre outras atividades na medida em que o jogo tem precedência sobre outros interesses e atividades diárias, apesar da ocorrência de consequências negativas“.

A OMS ainda acrescenta que “para que o distúrbio seja diagnosticado, o padrão de comportamento deve ser suficientemente severo para resultar em prejuízo significativo nas áreas pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento e normalmente sido evidente por pelo menos 12 meses“.

Shekhar Saxena, especialista em saúde mental e especialista em abuso de substâncias da OMS, diz (via New York Post) que apenas uma pequena fração dos jogadores desenvolverá o distúrbio, mas que já viu alguns casos extremos, como pessoas jogando por 20 horas seguidas, sentindo falta de sono, refeições, trabalho, escola e outras atividades típicas. Ele diz que os sinais de alerta podem ajudar a prevenir um distúrbio.

Este é um comportamento ocasional ou transitório“, diz Saxena. Somente se tal comportamento persistir por cerca de um ano, pode ser feito um diagnóstico de dependência.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!