Share Button

Salvar o progresso nos jogos é sempre importante, já que permite que possamos resumir nossa jogatina a partir de onde paramos. Mas e quando o modo ou lugar para salvar o jogo é tão inusitado ou criativo que acaba se tornando uma parte chamativa do jogo? Aí vão os 10 lugares bem icônicos que conseguimos lembrar onde salvamos nosso progresso:

10- Água – Prince of Persia: The Sands of Time

top10-saves-010-27-03-2015

Todos sabemos que a água é fundamental para a vida, ainda mais em um local onde isso é tão escasso quanto no meio do deserto. Em Prince of Persia, no entanto, ela serve não apenas para que você recupere suas energias, mas também como o ponto onde você salva seu jogo. Morrer de sede neste jogo não será sua única preocupação.

09- Estações de Salvamento – Metroid

top10-saves-009-27-03-2015

Não é fácil sair pelo universo caçando piratas espaciais. Isso tem seu preço. A heroína Samus sabe muito bem disso e, desde o 2º jogo da série, faz uso das tão cobiçadas estações de salvamento para renovar as energias, reabastecer o estoque de munição e reparar sua armadura. É sempre um alívio quando você acha finalmente uma destas estações e pode dar uma relaxada para conferir o imenso mapa do jogo e se orientar para onde deve ir em seguida.

08- Caixões – Castlevania: Symphony of the Night

top10-saves-008-27-03-2015

Alucard, como todos os vampiros, prefere dormir em seu caixão ao invés de em uma cama. Em Symphony of the Night, após matar diversas criaturas das trevas pelo castelo de Drácula, ele pode dar uma pequena pausa para tirar um cochilo no seu caixão feito sob medida enquanto salva seu jogo.

07- Acampamento – Red Dead Redemption

top10-saves-007-27-03-2015

John Marston é um fora de lei que está em busca de redenção por tudo aquilo que fez. O governo só vai soltar seu filho e esposa caso ele elimine todos os membros de sua antiga quadrilha. Isso sem falar dos outros bandidos que também buscam por uma recompensa pela sua cabeça. O único momento de paz que ele parece encontrar é quando acende uma fogueira no meio do deserto e monta acampamento. Ele fica ali, olhando pensativo para as chamas, imaginando o que será dele no dia de amanhã.

06- Jesus Saves – Grand Theft Auto 2

top10-saves-006-27-03-2015

Quem suspeitaria que uma igreja é na verdade um lugar que um perigoso bandido pode usar como local de refúgio? Em GTA 2, quando quiser se “arrepender” dos seus pecados, nunca se esqueça de visitar uma das igrejas “Jesus Saves”. Por uma “pequena” doação de $50.000, todos os seus pecados serão perdoados. Aleluia!

05- Safe Rooms – Left 4 Dead

top10-saves-005-27-03-2015

Zumbis estão perseguindo seus amigos e você. O desespero toma conta. Um tank se aproxima! A munição acabou, todos irão morrer. Já estão quase sem fôlego na fuga quando, de repente, uma Safe Room é avistada! Falta só mais um pouco! Ufa! Conseguiram… estão todos sãos e salvos. A sensação de quando o jogador finalmente consegue alcançar esta zona de segurança e salvar seu progresso a coloca entre as cinco melhores.

04- Banheiro – No More Heroes

top10-saves-004-27-03-2015

Quando a vontade chega, não dá mais para segurar. Como a Sylvia diz para Travis, antes de enfrentar o chefe tenha certeza de que você deu uma aliviada. Em No More Heroes, sentar na privada serve também para que você salve o jogo. E não esqueça de dar a descarga!

03- Codec – Metal Gear Solid

top10-saves-003-27-03-2015

SNAAAAAAAAAAAKKKKEEEE!!! Um dos momentos mais marcantes em Metal Gear é quando Solid Snake morre e alguém no rádio grita seu nome em desespero, sem obter resposta. O Codec é uma peça fundamental do jogo, também sendo possível usá-lo para salvar seu jogo conversando com Mei Ling, Otacon e, de vez em quando, Campbell. Cada um deles explica de seu próprio modo como fazer para salvar o progresso com o Codec e fornecem diálogos bem interessantes sempre que você os chama para isso.

02- Fogueiras – Dark Souls

top10-saves-002-27-03-2015

Mais do que um lugar para que você mude seus equipamentos e reorganize os itens que carregará consigo, as fogueiras são também um local para reflexão onde o jogador irá ponderar como deve prosseguir ou então pensar em um jeito de derrotar um certo inimigo ou chefe que está dando trabalho.  Avistar uma fogueira é tanto um sinal de alívio quanto de ansiedade, mostrando que você passou por mal bocados e agora poderá descansar um pouco ou então que mais adiante um poderoso inimigo lhe aguarda. Um jeito bastante criativo e emblemático de salvar o jogo.

01- Máquina de Escrever – Resident Evil

top10-saves-001-27-03-2015

Como não poderia deixar de ser, a máquina de escrever de Resident Evil merece a primeira posição. É sempre bom entrar na sala com ela, ouvir aquela música serena que faz a gente esquecer por um tempo que zumbis que querem comer nosso cérebro estão atrás da porta e salvar o jogo usando uma Ink Ribbon (ou fita de tinta). Ao contrário da maioria dos jogos, sem elas não há como salvar, criando a possibilidade de que em algum instante você não pode mais salvar seu progresso. Como elas ocupam espaço no inventário, o jogador precisa se organizar para carregar apenas o necessário. Existem momentos onde você precisa escolher entre pegar uma erva, munição ou uma Ink Ribbon. E quase sempre você escolhe a opção número três. Quando você aumenta o espaço do inventário é uma verdadeira vitória e um dos motivos principais é justamente esse.

Lembra de algum jogo que esquecemos de mencionar ou que você acha que deveria estar na lista? Poste nos comentários do site ou Facebook e diga que outros jogos tem métodos bacanas de salvamento.