E-Sportsr7

Os e-Sports começaram na década de 1970

Como quase tudo no mundo dos games

Muitos conceitos que parecem “ultra modernos” para nós, gamers, tiveram seus primórdios na década de 1970, mas evidentemente, diferente de como as coisas funcionam hoje. A primeira competição esportiva eletrônica, ou e-Sports, que se sabe oficialmente foi no dia 19 de outubro de 1972 para estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, com o jogo Spacewar. O vencedor ganhou um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

Já em 1974, a SEGA fez uma competição de jogos eletrônicos de arcades no Japão com o objetivo de promover seus jogos. Essa competição se espalhou em mais de 300 locais por todo o japão, e os 16 finalistas se juntaram no Tokyo´s Hotel Pacific. Essa foi a primeira vez que uma competição do gênero foi anunciada em rádio e TV, sendo que os prêmios eram aparelho de videotape, TV a cores e rádios.

Em 1977, foi a vez da Gremlin Industries (um ano antes de ser adquirida pela SEGA), promover um torneio do jogo Hustle nos Estados Unidos com a regra de “Melhor de 3”. Foram mais de 1.300 jogadores, e os sete primeiros colocados ganharam prêmios em dinheiro.

Em 1980, com o gigantesco sucesso de Space Invaders, a Atari fez um campeonato contando com cerca de 10 mil participantes.No entanto, o “Electronic cirus”, de 1983, que transmitia ao vivo as partidas de videogames, e chegou a ser publicado em revistas importantes como a Life e a Time são considerados os precursores do e-Sports como entendemos hoje.

Em 1982, surgiu o primeiro campeonato televisivo nos Estados Unidos chamado de Starcade, onde as pessoas competiam umas com as outras e, quem tivesse a maior pontuação, ganhava prêmios. Foram 133 episódios.

Já em 1984, a Konami e a Centuri fizeram uma competição internacional do jogo Track & Field, pioneiro entre os jogos de olimpíadas, reunindo mais de um milhão de jogadores entre os Estados Unidos e Japão. Devido a extensão do evento, ele entrou no Guiness Book de 2016 como “a maior competição organizada de videogames de todos os tempos”.

Ao longo dos anos teve vários outros torneios de jogos famosos, mas na década de 2000, com a popularização da internet e o início dos jogos ao vivo, houve uma expansão absurda na quantidade de competições de jogos online. No ano 2000 foram 10 torneios de games online, enquanto em 2010 foram 160, representando um aumento de 1.600% (!). De 2010 em diante houve uma popularização do streaming, o que contribuiu ainda mais para a popularidade dos jogos, sendo que os jogos League of Legends e DotA se tornaram verdadeiros fenômenos na plataforma Twitch, registrando uma média de 5 milhões de visualizações.

Hoje em dia, a cobertura dos jogos eletrônicos é feita, em sua maioria, pela internet. No entanto, alguns canais a cabo, incluindo brasileiros, fazem transmissões de e-Sports.

Artigos relacionados