Share Button

Kevin Feige, chefão do Marvel Studios e o responsável pelo controle do Universo Cinematográfico da Marvel, contou com detalhes (via Nerdist) sobre a icônica cena pós-créditos do primeiro filme dos Vingadores, dirigido por Joss Whedon em 2012.

Na cena, os principais heróis aparecerem abatidos, após salvarem o mundo,, dentro de um restaurante em ruínas comendo shawarma, um prato árabe originalmente composto de fatias finas de frango ou carne de vaca assados em um espeto vertical e servidas no pão sírio com legumes e outros acompanhamentos.

Feige contou como a cena foi concebida:

Nós costumávamos brincar sobre coisas divertidas como os Vingadores andando de ônibus juntos, ou todos os Vingadores sentados em uma mesa de jantar juntos, algo sobre essas pessoas extraordinárias fazendo as coisas mais mundanas possíveis“, disse ele.

Apesar de ter a ideia, o tempo corrido para filmar e lançar o filme na data prevista não permitiu que eles a filmassem. “Acho que Joss disse ‘deveríamos tê-los filmado comendo shawarma no final. Com todos exaustos’ e eu disse: ‘Essa é a maior ideia que eu já ouvi em toda a minha vida’. Eu disse, é claro, temos que fazer isso, mas agora não podemos mais filmar todos juntos“.

E então o produtor executivo Jeremy Latch falou para o meu então assistente Jonathan Schwartz: ‘a estreia será no El Capitan Theatre [famoso cinema de Hollywood que serve de palco para a maioria das estreias dos filmes da Walt Disney Studios]. Pegue um mapa e encontre cada restaurante de shawarma em um raio de dois quarteirões do El Capitan. Ele entrou em seu carro, tirou todas essas fotos, voltou e disse ‘Joss, dê uma olhada e escolha qual o local que você quer’, e ele olha e diz ‘para a cena do shawarma? Vocês estão loucos! Nós podemos fazer isso?

Bem, estamos fazendo a estreia, então esta é a única vez que todos os atores estarão juntos novamente“, disse Feige. “Vá pegar uma van, leve-os para o restaurante, pegue as roupas e leve-os para este restaurante shawarma. É apenas uma cena, grave-a e pronto. Eu liguei para Robert [Downey Jr, o Homem de Ferro] primeiro e disse: ‘Robert temos essa ideia. Levar vocês até o restaurante e filmá-los comendo shawarma’ e ele diz ‘Bem, isso é tão louco que temos que fazer‘.

Assim, algumas semanas mais tarde e todos os Vingadores estão sentados em torno deste restaurante shawarma comendo. Chris Evans está com uma barba gigante, que ele deixou crescer para outros filmes. Então nós colocamos esse rosto protético nele que parecia horrível, e é por isso que se você assistir a cena novamente ele está cobrindo o rosto“.

Então um punhado de nós e nosso editor Jeff Ford sentou na parte de trás do caminhão de filmagem para escolher os 7/10 segundos que nós queríamos usar, pois ia direto para o estágio final do filme para distribuição para os cinemas”.

Um trabalho insano para um cena tão curta, mas que certamente caiu como uma luva no contexto do filme.

Confira ela abaixo: