Curiosidadesr7

Pac-Man foi a primeira franquia dos games a ganhar um desenho animado

O desenho de 1982 chegou a passar no Brasil

Desenvolvido por ninguém menos que a Hanna-Barbera Productions, o desenho intitulado apenas “Pac-Man” tinha episódios de 30 minutos e passava aos sábados de manhã. Na época, também ganhou notoriedade por ser o desenho animado mais bem avaliado daquele ano, além de ter uma audiência de 20 milhões de crianças somente nos Estados Unidos.

O desenho animado passava no canal de TV ABC e, devido ao seu enorme sucesso, a emissora rival, CBS criou um desenho também focado em personagens de videogames: Saturday Supercade, em que cada episódio tinha personagens de séries diferentes, como Frogger, Donkey Kong e Pitfall.

Além disso, vários jogos da própria Namco foram baseados nesse desenho, incluindo o Pac-Land, que ganhou notoriedade pelo pioneirismo de ser “side-scrolling“, um ano antes do primeiro Super Mario Bros, e o Pac-Man 2: The New Adventures, que é um jogo de aponte e clique, bem diferente dos games tradicionais do mascote.

Já a história é exatamente o que você espera do Pac-Man: ele vive com sua esposa e seu filho, e eles vivem em um lugar chamado Pac-Land. Cada episódio explora a família lutando contra inimigos fantasmas.

Devido ao grande sucesso com o público-alvo, o Pac-Man ganhou uma segunda temporada, dois episódios especiais: um de halloween e outro de natal, e durante muitos anos foi reprisado pelos canais dos Estados Unidos, incluindo o Cartoon Network entre os anos de 1995 e 1999 e o Boomerang, entre 2000 até o ano de 2014. Além disso, alguns episódios aleatórios também eram exibidos no Toonami dos EUA.

Aqui no Brasil, a série foi transmitida pela primeira vez em 1987 pela Band, sendo que a dublagem original chamava o Pac-Man de “Comilão”. Em 1998, voltou para a TV aberta pela Rede Globo, dessa vez com uma nova dublagem e mantendo o nome Pac-Man. Por fim, o desenho chegou ao SBT em 2005 no Sábado Animado.

Artigos relacionados